STF tem maioria para unificar futura decisão sobre Uber e motoristas

direitaonline



O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta quarta-feira (28), maioria de votos para reconhecer que a Corte deve unificar o entendimento futuro sobre o vínculo de emprego entre motoristas de aplicativo e a plataforma Uber.

Até o momento, o Supremo tem placar de 6 votos a 0 a favor do reconhecimento da chamada repercussão geral, mecanismo que obriga todo o Judiciário a seguir o entendimento do STF após o julgamento de uma causa. O julgamento ocorre no plenário virtual e será encerrado no dia 1° de março.

Votaram pela repercussão geral o relator, Edson Fachin, e os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e André Mendonça. Os demais integrantes do Tribunal podem se manifestar até a próxima sexta-feira (1) no plenário virtual.

Após decidir sobre o reconhecimento da repercussão geral, o Supremo vai marcar novo julgamento para decidir definitivamente sobre a validade do vínculo de emprego dos motoristas com os aplicativos.

Atualmente, grande parte das decisões da Justiça do Trabalho reconhece vínculo empregatício dos motoristas com as plataformas, mas o próprio Supremo tem decisões contrárias.

Em dezembro do ano passado, a Primeira Turma da Corte entendeu que não há vínculo com as plataformas. O mesmo entendimento já foi tomado pelo plenário em decisões válidas para casos concretos. E mais: G20: Secretário de Haddad quer ‘debates’ sobre tributação de heranças. Clique AQUI para ver. (Fonte: EBC; Foto: reprodução)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Mauro Cézar e Pilhado batem boca ao vivo por motivo inusitado: 'Não te dou essa liberdade'

Um embate incomum marcou a edição de quarta-feira (28) do Jovem Pan Esportes. O apresentador Thiago Asmar, mais conhecido como Pilhado, e o jornalista Mauro Cézar Pereira se envolveram em uma discussão acalorada após Asmar se referir a Mauro Cézar como ‘Maurinho’ durante o programa (confira abaixo). A polêmica surgiu […]