Neste sábado (8), completam-se seis meses dos atos de ‘8 de Janeiro’ e para a data o STF promove um ‘tuitaço’ para “reforçar a estabilidade do Poder Judiciário, da democracia e da Constituição Federal”.
O Supremo realiza, das 9h às 11h, uma ação online no Twitter com a hashtag #DemocraciaInabalada. “É mais uma ação para frisar que atos violentos não intimidarão a justiça, a democracia e a Constituição”, diz o STF em nota. Outros órgãos do Poder Judiciário e da administração pública também participam.
Engajado na ação, o Ministro Alexandre de Moraes escreveu: “Após 6 meses dos atos antidemocráticos de 8/1 – dia da infâmia, o Brasil deve comemorar sua #DemocraciaInabalada. As Instituições reagiram e cumpriram a CF. Sob a liderança de nossa Presidente, Min. Rosa Weber, o STF recebeu 1295 denúncias da PGR, iniciando as ações penais e já realizou 133 audiências de instrução. Viva o Estado Democrático de Direito!!!”
Após 6 meses dos atos antidemocráticos de 8/1 – dia da infâmia, o Brasil deve comemorar sua #DemocraciaInabalada. As Instituições reagiram e cumpriram a CF. Sob a liderança de nossa Presidente, Min. Rosa Weber, o STF recebeu 1295 denúncias da PGR, iniciando as ações penais e já…
— Alexandre de Moraes (@alexandre) July 8, 2023
Os Ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes apenas retuitaram a mensagem postada pelo perfil oficial do STF.
“Seis meses se passaram desde a infeliz tentativa de enfraquecimento das instituições. Grupos invadiram as sedes dos Três Poderes, vandalizaram e saquearam os espaços físicos, mas nenhuma das violentas ações foi capaz de abalar nossa Democracia. #DemocraciaInabalada”.
8/7/2023 – Seis meses se passaram desde a infeliz tentativa de enfraquecimento das instituições. Grupos invadiram as sedes dos Três Poderes, vandalizaram e saquearam os espaços físicos, mas nenhuma das violentas ações foi capaz de abalar nossa Democracia. #DemocraciaInabalada pic.twitter.com/YLbmok6LlK
— STF (@STF_oficial) July 8, 2023
Os Ministros Nunes Marques e André Mendonça não postaram mensagem. Os demais ministros não têm ou não foram encontrados na redes social. Já Cristiano Zanin, recém-indicado ao STF, tem seu Twitter bloqueado.
Os perfis do Superior Tribunal Militar, do CNJ, dos TREs, do TSE, do TST e outros órgãos de Justiça também participaram. “O Poder Judiciário defende a democracia. Juntos seguimos nosso compromisso com a Justiça e a Constituição.”, escreveu o STM.
O Poder Judiciário defende a democracia. Juntos seguimos nosso compromisso com a Justiça e a Constituição. #DemocraciaInabalada pic.twitter.com/l3m60uFjui
— STM (@STM_Oficial) July 8, 2023