STF encaminha à PGR pedido de investigação do PT contra Bolsonaro por “incitação ao crime”

direitaonline



A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, no exercício da Presidência, encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma petição apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e por 13 deputados federais noticiando a suposta prática, pelo presidente da Republica, Jair Bolsonaro, dos delitos de incitação ao crime, apologia de crime ou criminoso, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e violência política.

No despacho, a ministra Rosa Weber destacou que a abertura de vista dos autos antecede qualquer outra providência sobre o caso, pois cabe à PGR formar sua opinião sobre investigação de crimes nos processos de competência do STF.

Na Petição (PET) 10466, os autores afirmam que as recentes lives de Bolsonaro e suas manifestações em redes sociais contêm ameaças às instituições e ao processo eleitoral, além de servirem de estímulos e incentivos, de forma direta ou subliminar, às práticas violentas, de ódio e intolerância, contra brasileiros que professam pensamentos e ideologias diferentes. Como exemplo, citaram o recente assassinato de um dirigente do PT, em Foz do Iguaçu (PR), por um apoiador de Bolsonaro.

Segundo a petição petista, o presidente estaria usando sua posição de autoridade para “espalhar o ódio” e a contenda, e esse comportamento poderia levar a uma situação “de violência não desejada pela sociedade, em pleno processo democrático, durante o qual as rivalidades e as disputas devem ser de ideias, não de força”.

Pedem, assim, a abertura de investigação para apurar a suposta prática dos crimes pelo presidente da República, além da adoção das medidas administrativas e civis cabíveis em razão da responsabilidade pelas condutas descritas nos autos.

E veja também: Sede do partido de Bolsonaro (PL) em Uberaba é vandalizada em painel do presidente. Clique aqui para ver.


Fonte e foto: STF


Gostou? Compartilhe!
Next Post

Advogada Deolane Bezerra sofre busca e apreensão e tem Porsches e joias apreendidos

A pedido do Ministério Público de São Paulo, nessa quarta-feira (14/) foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa da advogada Deolane Bezerra, em Alphaville. AS informações foram divulgadas em primeira mão pelo colunista Léo Dias. O jornalista teve acesso ao Boletim de Ocorrência e descobriu que a investigação […]