Starbucks fecha 42 unidades no Brasil

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A crise da SouthRock Capital levou ao fechamento de 42 das 187 cafeterias da Starbucks no Brasil. O número representa 22,8% do total das unidades no país. O balanço foi publicado pelo jornal Valor, que se baseou no mapa atualizado de unidades Starbucks no site da marca.

A Starbucks Coffee Internacional Inc. comunicou no dia 13 de outubro o rompimento do contrato de licenciamento com a SouthRock por falta de pagamento, o que levou ao fechamento de algumas unidades da cafeteria no país. Apesar disso, o grupo diz que segue operando a marca no Brasil.

Além da Starbucks, a empresa também comanda as redes do Eataly e da Subway no Brasil. Não há informações se as duas últimas também passam por fechamento de unidades, como a rede de cafés.

Com dívida de R$ 1,8 bilhão, o grupo multimarcas pediu recuperação judicial na última terça-feira, 31, gerando incertezas sobre a operação da rede de cafeterias no país. Como consequência do pedido de recuperação, a SouthRock vê sob risco a licença para operar a marca no Brasil.

A Justiça de São Paulo negou nesta quarta-feira (1º) o pedido. Em sua decisão, o juiz Leonardo Fernandes dos Santos, da 1ª Vara de Falências de São Paulo, pediu, antes, uma perícia prévia sobre a documentação apresentada pela companhia.

“Determino a realização de constatação da real situação de funcionamento da empresa, bem como de perícia prévia sobre a documentação apresentada pela requerente, de modo a se constatar sua correspondência com os seus livros fiscais e comerciais”, diz o documento. Em nota, a SouthRock Capital informou que “irá recorrer desta decisão inicial e não definitiva”.

A companhia listou alguns pontos como justificativa para a crise e seu pedido de recuperação judicial. São eles:
• o baixo grau de confiança;
• a alta instabilidade no país;
• a volatilidade da taxa de juros;
• e constantes variações cambiais que, segundo a empresa, “desequilibram o mercado e atingem fortemente o empreendedor brasileiro”.

A companhia apontou ainda a crise econômica e a pandemia da Covid-19 como fatores que derrubaram seus lucros. Em 2020, a SouthRock teve uma queda de 95% nas vendas. Em 2021, a queda foi de 70%, enquanto, em 2022, foi de 30%. E veja também: Governo Lula prepara licitação para internet em praças públicas: R$ 180 milhões por ano. Clique AQUI para ver.


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Fonte: Antagonista; G1
Foto: Pixa Bay

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