A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta sexta-feira (9) que o governo chinês tem forte interesse em investir na malha ferroviária brasileira.
Segundo ela, o próprio presidente da China, Xi Jinping, expressou esse desejo durante um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizado em 2024 no Brasil.
“Desde o início do governo Lula já estamos tratando disso com a China. Na primeira reunião com o presidente Xi Jinping, ficou claro que eles têm muito interesse em nossas ferrovias. Eles querem rasgar o Brasil com ferrovias. Mas é um investimento caro, não há dinheiro público suficiente para isso”, declarou Tebet em entrevista à revista Carta Capital.
A ministra deve integrar nos próximos dias a comitiva brasileira que embarca para a China, junto com o presidente Lula. A visita faz parte de uma nova fase das negociações bilaterais em meio às disputas geopolíticas entre as duas maiores economias do planeta.
De acordo com Tebet, o governo brasileiro levará “boas notícias” aos chineses, com destaque para oportunidades no setor de infraestrutura e a busca por novos aportes internacionais. “Se não tivermos fundos internacionais ou a participação da China, vamos continuar com essa dívida histórica com o nosso país”, disse.
Tebet também voltou a defender o fortalecimento da conexão logística entre América do Sul e Ásia. No centro dessa estratégia estão as chamadas Rotas de Integração Sul-Americana, que visam conectar o Brasil a portos no Oceano Pacífico, facilitando o comércio com países asiáticos.
As cinco rotas de integração, que cortam regiões estratégicas do país rumo ao Pacífico, devem estar entre os principais temas discutidos durante os encontros com autoridades chinesas. E mais: Nubank anuncia novidade para clientes. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução site oficial; Fonte: CNN)