A imagem de Ayrton Senna foi ‘descoberta’ nos Estados Unidos graças ao impacto das produções da Netflix voltadas para o universo da Fórmula 1. Uma pesquisa conduzida pela Opinion Box com 1.532 pessoas revelou que 41% dos entrevistados afirmaram ter descoberto o piloto brasileiro nos últimos 12 meses.
Entre os 57% que já conheciam Senna, cerca de metade apontou as séries da plataforma de streaming como porta de entrada para sua história: 12% o descobriram por meio da série Drive to Survive e outros 12% pela nova produção biográfica centrada no tricampeão mundial.
Para Joaquim Lo Prete, responsável pela Absolut Sport no Brasil, o legado de Senna continua a influenciar fãs até hoje. “No mercado, é nítido o impacto que o Senna teve na geração que tem hoje entre 40 e 70 anos.
Existe praticamente um nicho todo que se apaixonou pela modalidade através da torcida por ele, e que segue apaixonada até hoje, muito tempo depois”, explicou.
De olho nesse crescimento, a Netflix estuda entrar na disputa pelos direitos de transmissão da Fórmula 1 nos Estados Unidos a partir da temporada de 2026, conforme informou a agência Reuters. Atualmente, os direitos pertencem à ESPN, cujo contrato expira em dezembro deste ano.
Renê Salviano, CEO da consultoria Heatmap, vê essa movimentação como parte de uma transformação estratégica da categoria.
“O grande sucesso que está passando a Fórmula 1 é o resultado da transformação de um negócio de esportes em entretenimento e de sua estratégia de marketing que se orientou para o digital e para as mídias sociais”, avaliou. E mais: Moraes amplia prisões domiciliares no 8 de Janeiro após críticas no STF e pressão do Congresso. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação; Fonte: Estadão)