Rússia e Ucrânia trocam 100 prisioneiros de guerra

direitaonline



A Rússia e a Ucrânia realizaram uma troca de prisioneiros neste domingo (8) com um total de 100 soldados retornando aos seus respectivos países de origem, segundo autoridades de ambas as nações.

Como resultado do processo de negociação, 50 soldados russos capturados pela Ucrânia foram devolvidos à Rússia, informou o Ministério da Defesa russo em comunicado.

Andriy Yermak, chefe do gabinete presidencial ucraniano, confirmou a troca, dizendo que 50 soldados ucranianos capturados pela Rússia voltaram para casa. “Devolvemos as pessoas que foram capturadas na usina nuclear de Chernobyl, bem como os defensores de Mariupol, os caras da direção de Donetsk, perto de Bakhmut, bem como de Kyiv, Chernihiv, Kherson e outras regiões”, disse Yermak em um comunicado. “Esta não é a última troca. Nossa tarefa é devolver todo o nosso povo e vamos cumpri-la”, afirmou.

Este é o 36º intercâmbio entre a Rússia e a Ucrânia desde o início da invasão russa em grande escala, com 1.646 pessoas – militares e civis – voltando para casa na Ucrânia, de acordo com a Sede de Coordenação sobre o Tratamento de Prisioneiros de Guerra em Kyiv.

Fim do cessar-fogo
O cessar-fogo declarado pela Rússia terminou ontem (7) quando a Rússia lançou dois ataques com mísseis na região de Kharkiv no final do dia. O presidente russo Vladimir Putin propôs uma paralização no conflito na sexta-por conta do Natal ortodoxo, tanto na Rússia e da Ucrânia .

O ataque resultou na morte de um civil, confirmou o chefe da administração militar regional, Oleh Syniehubov, em um post do Telegram neste domingo (8).

O cessar-fogo deveria durar 36 horas, do meio-dia de Moscou na sexta-feira à meia-noite local de sábado. “Na noite passada, o inimigo lançou dois ataques com mísseis na cidade de Merefa, região de Kharkiv. Uma instalação industrial civil foi danificada. Infelizmente, um civil de 50 anos foi morto. Além disso, o inimigo bombardeou a vila de Starytsia no distrito de Chuhuiv e a vila de Dvorichna no distrito de Kupiansk durante o dia”, disse Syniehubov.

“Em Dvorichna, uma casa residencial particular e o prédio da unidade do Serviço de Emergência do Estado ficaram sob fogo inimigo. Além disso, 2 caminhões de combustível e um veículo operacional dos bombeiros foram danificados. Não houve vítimas”, acrescentou.

Os ataques seguem uma série de ataques ocorridos em meio ao cessar-fogo de 36 horas, que o presidente russo, Vladimir Putin , propôs na sexta-feira para observar o Natal ortodoxo da Rússia e da Ucrânia . Já o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que proposta de cessar-fogo era “uma cobertura” usada pelos russos para reabastecer e impedir os avanços ucranianos na região leste de Donbass.


Fonte: CNN EUA
Foto: Tass

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Manifestantes interditam Avenida 23 de Maio, em São Paulo

Um grupo de manifestantes interditaram os dois sentidos da Avenida 23 de Maio, na altura do Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, na tarde deste domingo (8), de acordo com informações da Polícia Militar, que acompanha a situação. Os manifestantes exibem faixas e usam camisas do Brasil e […]