A Rússia se recusará a aceitar pagamento pelo fornecimento de gás natural em moedas consideradas “comprometidas”, incluindo o dólar e o euro, e só receberá em rublos (moeda russa), disse o presidente Vladimir Putin nesta quarta-feira (23) em reunião com o Gabinete.
“Tomei a decisão de implementar no menor tempo possível o pacote de medidas para transferir os pagamentos – começaremos com isso – pelo nosso gás natural fornecido aos chamados estados ‘hostis’ aos rublos russos”, disse o presidente.
A Rússia continuará fornecendo gás para outros países de acordo com os volumes e preços estipulados em contratos celebrados anteriormente, observou Putin. “Gostaria de enfatizar separadamente que a Rússia definitivamente continuará fornecendo gás natural de acordo com volumes e preços, princípios de preços estabelecidos em contratos celebrados anteriormente”, acrescentou o chefe de Estado.
Os consumidores estrangeiros devem ter a oportunidade de fazer as transações necessárias após a conversão de acordos de gás com países hostis para rublos, disse o líder russo. “Peço ao governo que dê uma diretriz apropriada à Gazprom para fazer mudanças em contratos efetivos. Ao mesmo tempo, todos os consumidores estrangeiros devem ter a oportunidade de realizar as transações necessárias”, disse Putin.
E veja também: Bolsonaro lança pedra fundamental de Escolas de Sargentos do Exército. Clique aqui para ver.
Nossa canal no WhatsApp
Entre
encurtador.com.br/orwMT