O chefe da agência espacial russa, Dmitry Rogozin, ameaçou abandonar no espaço um astronauta norte-americano, após os Estados Unidos anunciarem novas sanções à Rússia. A informação foi divulgada pela emissora ABC, dos Estados Unidos, e replicada na imprensa brasileira.
Ainda em fevereiro, Biden disse que impediria a exportação de itens de alta tecnologia para a Rússia, o que impactaria diretamente o programa espacial de Vladimir Putin. Agora, Rogozin respondeu por meio de um vídeo, publicado nas redes sociais.
O chefe russo ameaçou deixar o astronauta Mark Vande Hei (foto abaixo) no espaço e desconectar o segmento da Rússia da Estação Espacial Internacional. O projeto existe há mais de 20 anos e tem participação dos Estados Unidos, Rússia, Japão, países europeus e também do Canadá.
Vande Hei está a bordo há 355 dias e é o astronauta que ficou mais tempo na estação, que fica a 408 km da órbita da Terra. A previsão é que ele volte no fim do mês de março em uma nave russa, ao lado de dois outros astronautas da Rússia. A Nasa ainda não se pronunciou sobre o caso. Assista a reportagem abaixo na ABC, dos Estados Unidos (em inglês). Mais abaixo, veja a entrevista do chefe espacial russo onde foi feita a ameça.
Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/mEMO2
Fonte: Yahoo