A partir de 2025, brasileiros que desejam visitar o Reino Unido precisarão de um documento eletrônico chamado ETA (Electronic Travel Authorization), que funcionará de maneira similar a um visto de entrada. Essa mudança ocorre após o Brexit, quando o país se retirou da União Europeia, e representa um novo passo nas regulamentações de imigração britânicas.
Atualmente, brasileiros podem viajar para o Reino Unido sem a necessidade de visto, embora ao chegar, passem pelo processo de imigração, onde suas autorizações de entrada são avaliadas.
Contudo, com a implementação do ETA, a situação muda. Os viajantes terão que aplicar online antes de embarcar, solicitando autorização para visitar o país. O governo britânico afirma que esse processo poderá ser realizado rapidamente: a aplicação deve levar em média 20 minutos e, em até três dias, os solicitantes receberão a resposta sobre a aprovação do documento.
O ETA estará vinculado eletronicamente ao passaporte, o que significa que os viajantes não precisarão imprimir o documento. Entretanto, a aplicação do ETA será obrigatória, inclusive para crianças e bebês. Além disso, haverá uma taxa de cerca de 10 libras (aproximadamente R$ 70) para a emissão da autorização.
É importante destacar que, mesmo com o ETA aprovado, a entrada no Reino Unido não é garantida. Os viajantes ainda serão submetidos a uma avaliação por parte das autoridades de imigração no momento da chegada, que poderão fazer perguntas para assegurar que não representam riscos ao país. Veja mais na reportagem abaixo! (Foto: PixaBay)