Segundo reportagem do portal da Revista Veja, Lula (PT) pode reeditar o programa Mais Médicos. O assunto está sendo tratado no grupo de transição da Saúde do petista.
O “Mais Médicos” foi um programa lançado em 2013 pelo Governo Dilma após os protestos em todo país naquele ano. A gestão petista identificou que entre as reclamações apontadas naqueles atos estava a insatisfação do brasileiro com o sistema público de saúde.
Segundo o então governo, boa parte das reclamações acontecia pela falta de profissionais para atendimento em pequenas cidades pelo Brasil. Daí o surgimento do programa, que abriu as portas para profissionais cubanos.
Quando o presidente Jair Bolsonaro venceu as eleições de 2018, boa parte daqueles profissionais retornou ao país de origem. Entretanto, segundo Veja, mais de 2.000 cidadãos de Cuba permaneceram por aqui depois da posse e a maioria atualmente atua em outros ramos de atividade.
Sobre a reedição do programa, o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro, que participa do grupo de transição petista, diz: “O número de médicos brasileiros é muito maior do que em 2013 e, com boas ofertas, vamos acabar lotando as vagas só com esses profissionais validados”.
Mas, ainda segundo Chioro, a alocação de médicos nas regiões mais distantes pode abrir caminho para a contratação dos cubanos. “Se houver demanda de médicos em aldeias indígenas, por exemplo, onde muitos não querem trabalhar, podemos lançar mãos deles (médicos de Cuba), pois a lei nos autoriza”.
Em 2019, o governo Bolsonaro substituiu gradativamente o Mais Médicos pelo “Médicos pelo Brasil”. Porém, os cubanos que atuavam no programa anterior não foram exonerados, mas o anúncio de que os salários ficariam integralmente com o profissional e que esse precisaria ser aprovado no teste “Revalida” fez com que a maioria desistisse do trabalho.
E veja também: A dívida de Roberto Jefferson com a Polícia Federal. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander