Em seis meses, Governo Lula despeja R$ 54 milhões em propaganda no Globo

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Em pouco mais de seis meses do terceiro mandato do governo Lula, veículos de mídia da Globo já receberam ao menos R$ 54,4 milhões em propagandas da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República e de ministérios, enquanto a Record foi o destino de R$ 13 milhões. Outros R$ 12 milhões foram desembolsados ao SBT; R$ 5 milhões para a Band; R$ 1 milhão para a rede TV.

Os dados foram extraídos do portal de planejamento de mídia do governo federal. O site não apresenta pagamentos feitos em propagandas de bancos públicos e das estatais, como a Petrobras. A destinação final dessas cifras é mantida em sigilo mesmo após pedidos baseados na Lei de Acesso à Informação.

No governo Bolsonaro, os pagamentos eram mais equilibrados, sendo a TV Record a emissora que mais faturou com publicidade via governo federal. Na média, a emissora recebeu por ano cerca de R$ 22 milhões, enquanto a Globo ganhou R$ 20 milhões; na sequência vêm: R$ SBT R$ 18 milhões; Band: R$ 9 milhões; Facebook e Instagram: R$ 5 milhões; Google R$ 3 milhões; Rede TV R$ 3 milhões; Jovem Pan: R$ 2 milhões; TNT, CNN e outras emissoras do grupo Turner R$ 1 milhão, entre outros grupos.

Já em seis meses de governo Lula, os valores são: Globo ganhou R$ 57 milhões; Record R$ 13 milhões; na sequência vêm: R$ SBT R$ 12 milhões; Band: R$ 5 milhões; Facebook e Instagram: R$ 2 milhões; Google R$ 1 milhões; Rede TV R$ 1 milhões; EBC (emissora do própria governo) R$ 1milhãos; Editora Globo: R$ 1 milhão.

Até o momento, Jovem Pan e CNN não possuem registros de pagamentos, segundo a reportagem da Folha.

No ‘ano a ano’, a Folha de São Paulo informa os seguintes gastos por presidente: Temer: R$ 188,7 milhões (2018); Bolsonaro: 422,2 milhões (2019); 418 milhões (2020); 698,9 milhões (2021); 588,6 milhões (2022); Lula: R$ 119,7 (seis meses de 2023). Boa parte dos gastos do governo Bolsonaro em 2020 e 2021 foram com o Ministério da Saúde, envolvido na gestão da pandemia.

Os dados da Secom e de ministérios ainda mostram mudança de critérios de publicidade em jornais. Esses órgãos voltaram a anunciar na Folha (R$ 352,9 mil), O Globo (R$ 398,9 mil) e O Estado de S. Paulo (R$ 206,8 mil), três veículos que não haviam sido incluídos em planos de mídia federais de 2020 a 2022.

Ainda de acordo com a reportagem, os blogs petistas também voltaram a ganhar com publicidade do governo, prática realizada nos governos petistas anteriores. O site Brasil 247 recebeu R$ 59,9 mil. O Diário do Centro do Mundo foi o destino de R$ 46,2 mil em anúncios, enquanto o site O Cafezinho ganhou ao menos R$ 4.900.

Dos R$ 54,4 milhões direcionados ao grupo Globo em publicidade federal, cerca de R$ 9 milhões foram para anúncios veiculados durante o Jornal Nacional, o principal telejornal da emissora.

A campanha de maior valor da gestão Lula (para toda a mídia), com R$ 32,7 milhões desembolsados, trata da promoção de entregas do governo nos 100 dias de gestão Lula. A Saúde desembolsou ao menos R$ 37,1 milhões para estimular a vacinação contra a Covid-19 e gripe, em mais de uma ação publicitária.


Fonte: Folha de SP/UOL
Foto: reprodução vídeo

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