Os primeiros resultados da eleição de Portugal

direitaonline

A aliança formada pelos partidos PSD (Partido Social Democrata) e CDS-PP (Centro Democrático Social – Partido Popular), conhecida como AD, está à frente na disputa eleitoral para o Parlamento de Portugal, realizada neste domingo (18).

Segundo dados divulgados até as 16h45 (horário de Brasília), com 72,34% dos votos contabilizados, a coligação liderada pelo atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, já conquistou 13 cadeiras na Assembleia da República.

O Partido Socialista (PS), que tem Pedro Nuno Santos como principal nome, aparece empatado em número de assentos com o partido Chega, ambos com quatro parlamentares eleitos até o momento.

No entanto, o Chega, de direita e liderado por André Ventura, apresenta um desempenho superior em votos, com 23,47% contra 22,87% do PS, o que projeta Ventura como possível referência da oposição. A AD segue na liderança com 36,65% dos votos. Os dados são da SGMAI (Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna) de Portugal.

O pleito marca a terceira ida dos portugueses às urnas em um intervalo de pouco mais de três anos. A convocação para uma nova eleição foi consequência da queda do governo minoritário de Montenegro, envolvido em uma crise política desde fevereiro, após denúncias relacionadas à empresa familiar Spinumviva.

“Com esse resultado, Ventura ganha força para ser um eventual líder da oposição no Legislativo português”, apontam analistas. Já Luís Montenegro busca consolidar sua liderança em um momento delicado, tentando restabelecer a estabilidade política no país. E mais: Viabilidade da empresa depende da adesão aos cortes de gastos, afirma diretor dos Correios. Clique AQUI para ver. (Foto: PixaBay; Fonte: Poder360)

Gostou? Compartilhe!