Previa do PIB desaba em maio, e Haddad arruma culpado: “Banco Central”

direitaonline



A atividade econômica nacional recuou quase 2% ao longo de maio deste ano. Segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) mensal, que o Banco Central divulgou nesta segunda-feira (17), considerando o ajuste sazonal, as operações conjuntas da indústria, dos serviços e da agropecuária atingiram o equivalente a 145,59 pontos, contra os 148,56 pontos registrados em abril.

Já os dados sem ajuste sazonal apontam que atividade econômica caiu dos 147,82 pontos calculados em abril, para 145,99 em maio. O resultado dessazonalizado, contudo, é 2,15% superior aos 142,92 pontos observados em maio de 2022.

Divulgado mensalmente, o IBC-Br mede a evolução da atividade econômica no Brasil, empregando uma metodologia diferente da utilizada para medir o Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o próprio BC, o índice “contribui para a elaboração de estratégia da política monetária” do país, mas “não é exatamente uma prévia do PIB”.

No início de junho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que o PIB – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 1,9 no primeiro trimestre deste ano, se comparado com o resultado dos últimos três meses de 2022. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a economia brasileira avançou 4%, enquanto o resultado dos últimos 12 meses representa uma alta de 3,3%.

Haddad arruma culpado
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a queda de 2% na atividade econômica em maiojá estava prevista. Para ele, o resultado negativo é reflexo da manutenção dos juros altos no país.

“A pretendida desaceleração da economia pelo Banco Central chegou forte. Precisamos ter muita cautela com o que pode acontecer se as taxas forem mantidas na casa de 10% o juro real ao ano. É muito pesado para a economia”, afirmou.

O tombo de 2% na economia brasileira em maio foi a maior queda registrada pelo IBC-Br desde março de 2021 – quando a economia recuou 3,6%. O BC divulga apenas o dado, sem indicar motivações ou analisar o índice.


Fontes: Agência Brasil; G1
Foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Rússia assume controle de subsidiaria da Danone e cervejaria Carlsberg no país

O Estado russo assumiu o controle da subsidiária russa da fabricante de iogurtes francesa Danone, juntamente com a participação da cervejaria Carlsberg em uma cervejaria local, de acordo com um decreto assinado pelo presidente Vladimir Putin nesse domingo (16). O decreto dizia que as participações estrangeiras na Danone Russia e […]