Horas depois de anunciar a dissolução do Congresso, o presidente do Peru, Pedro Castillo, foi presou. Ele deixou o Palácio do Governo e foi levado à sede da Prefeitura, na Avenida España, onde está detido. Quase paralelamente a seu anúncio, o Ministério Público Nacional anunciou medidas contra ele.
#AHORA Coronel PNP Harvey Colchado, jefe del equipo especial de PNP, presente también en diligencia de detención de Pedro Castillo. En diversas oportunidades, el ahora vacado gobernante intentó obstruir y sacar del cargo al oficial, encargado de la búsqueda de su entorno prófugo. pic.twitter.com/yfxY8kvMZs
— Política El Comercio (@Politica_ECpe) December 7, 2022
Segundo reportagem do portal El Comercio, do Peru, Pedro Castillo foi detido pela Polícia Nacional em flagrante. Aníbal Torres, ex-primeiro-ministro, seria seu advogado de defesa. O Conselho de Procuradores Supremos peruano havia anunciado ação contra Castillo legal após seu pronunciamento ser considerado ilegal.
#URGENTE Estas son las primeras imágenes de Pedro Castillo detenido tras dar golpe de Estado. pic.twitter.com/1Jmwb9I8tP
— Política El Comercio (@Politica_ECpe) December 7, 2022
De acordo com o jornal peruano, Castillo estava com sua mulher, Lilia Paredes, seus filhos e sua cunhada, Yeniffer Paredes. A vice-presidente Dina Boluarte, de 60 anos, assumiu o cargo.
#AHORA #URGENTE Dina Boluarte sucede a Pedro Castillo: ¿Cuáles son los retos que tiene la nueva presidenta?
► Un informe de Sebastian Ortiz Martínez [@Shebas07]https://t.co/FPieHBIiHC
— Política El Comercio (@Politica_ECpe) December 7, 2022
Mais cedo, Pedro Castillo dissolveu o Congresso do país e anunciou um “governo de emergência”. O ato aconteceu poucas horas antes de uma votação de impeachment. Também foi decretado toque de recolher e ele passa a governar por decreto. O anúncio aconteceu em rede nacional.
“Para o efeito são emitidas as seguintes medidas: dissolver temporariamente o Congresso da República e estabelecer um governo excepcional de emergência. Convocar no mais curto prazo possível eleições para um novo Congresso com poderes constituintes para preparar uma nova Constituição em um prazo não superior a 9 meses”, disse.
🚨URGENTE: Alvo de impeachment, presidente do Peru, Pedro Castillo dissolve o Congresso e declara estado de exceção no país. pic.twitter.com/RxWZyvgWOn
— Jouberth Souza (@Jouberth19) December 7, 2022
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander