Silvio Berlusconi: ex-primeiro-ministro italiano morre aos 86 anos

direitaonline



Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro italiano, morreu nesta segunda-feira aos 86 anos. Ele sofria de leucemia e recentemente desenvolveu uma infecção pulmonar.

Berlusconi morreu no hospital San Raffaele, em Milão, onde estava desde sexta-feira (9). Quatro de seus cinco filhos e seu irmão Paolo estavam ao lado de sua cama, informou a ANSA (agência de notícias da Itália) pouco antes de sua morte ser anunciada.

O partido Forza Italia de Berlusconi faz parte da coalizão de direita do primeiro-ministro Giorgia Meloni. Sua morte foi lamentada por aliados e rivais.

“Lutamos, vencemos, perdemos muitas batalhas com ele, e também por ele levaremos para casa os objetivos que estabelecemos juntos. Adeus, Silvio”, disse a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

 

Enrico Letta, ex-primeiro-ministro de centro-esquerda, escreveu no Twitter: “Berlusconi fez a história de nosso país. Sua morte marca um daqueles momentos em que todos, apoiando ou não suas escolhas, se sentem afetados”.

Depois de construir um império televisivo na década de 1980, Berlusconi se lançou na política em 1994 e quase imediatamente se tornou primeiro-ministro. Ele ocupou o cargo quatro vezes – 1994-5, 2001-5, 2005-6 e 2008-11.

Apesar de seus problemas de saúde e das implacáveis batalhas judiciais, Berlusconi se recusou a abrir mão do controle da Forza Italia e voltou à linha de frente da política, conquistando uma cadeira no Parlamento Europeu em 2019 e no Senado italiano no ano passado.

Berlusconi nasceu em 29 de setembro de 1936. É conhecido por sua personalidade carismática e sua influência nos meios de comunicação, uma vez que é o proprietário de uma vasta rede de empresas de mídia na Itália.

Ao longo de sua carreira política, Berlusconi foi um personagem controverso, enfrentando acusações de corrupção, fraude fiscal e envolvimento com o crime organizado, o que ele sempre negou.

No entanto, ele também teve um papel importante na modernização da economia italiana e foi responsável por várias reformas estruturais durante seu tempo no cargo.

Apesar de sua trajetória política turbulenta, Silvio Berlusconi deixou um legado duradouro na Itália. Sua influência nos meios de comunicação e sua habilidade para se comunicar diretamente com o público o tornaram um dos políticos mais conhecidos do país.

Embora sua popularidade tenha diminuído nos últimos anos, Berlusconi é, sem dúvida, um figura importante na cena política italiana e sua influência na sociedade e na economia do país ainda é sentida até hoje.


Fonte: Reuters
Foto: reprodução redes sociais

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Dez milhões de brasileiros já podem sacar o saldo do PIS-PASEP

Os trabalhadores que possuem saldo de cotas do Programa Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) têm até 5 de agosto para sacar os valores. Os saques podem feitos pelo aplicativo FGTS, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Os beneficiários não […]