Presidente Bolsonaro embarca nesta segunda-feira (14) à Rússia

direitaonline



O presidente Bolsonaro embarca nesta segunda-feira (14) à Rússia para encontro com o líder do país, Wladimir Putin. Ele desembarca na terça (15) para uma semana de agenda internacional.

O líder brasileiro deve encontrar o presidente russo em ao menos duas ocasiões: numa reunião bilateral e durante um almoço, ambos na quarta-feira (16/2). Segundo Bolsonaro, serão tratados temas nas áreas de energia, comércio, agronegócio e defesa. “Teremos uma agenda bem eclética. Vamos tratar de interesses dos dois países: na área de energia, comércio, agronegócio (fertilizantes) e defesa. Estará comigo, entre outros ministros, o ministro [da Defesa] Braga Netto”.

Apesar do risco de conflito entre Rússia e Ucrânia, a comitiva brasileira acredita que não há possibilidade de invasão russa ao país vizinho enquanto Bolsonaro estiver na região. Ontem (11), o Itamaraty também divulgou nota celebrando os 30 anos de oficialização das relações comerciais com a Ucrânia, em uma demonstração das tradições brasileiras em prezar pela diplomacia para mediação de conflitos.

Ao confirmar a viagem à Rússia, o presidente afirmou, na noite de sexta-feira (11/2), que a viagem ocorre “por convite, comércio e paz”. Os Estados Unidos chegou a pressionar para que Bolsonaro não viajasse à Rússia neste momento de tensão, entretanto o presidente ressaltou que o Brasil não tem problemas diplomáticos com nenhum país e que cuida dos interesses exclusivos da nação.

Após o evento com Putin, Bolsonaro terá uma reunião com o presidente da Câmara do parlamento russo. Em seguida, participará de um evento com empresários locais.

Na quinta-feira (17/2), o líder brasileiro vai a Budapeste se reunir com o primeiro-ministro da Hungria, o conservador Viktor Orbán.

Alguns veículos de imprensa apontam que Filipe G. Martins, assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, deseja que Bolsonaro faça também uma visita à Ucrânia na sequência. Até o momento, contudo, não estão previstas agendas no país ucraniano até o momento.

E veja também: Presidente Bolsonaro faz balanço do governo em entrevista à TV Brasil. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/gvyQV

Fonte: Metrópoles

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro: “fico indignado com lucro bilionário a acionistas da Petrobras”

O presidente Bolsonaro concedeu entrevista neste sábado à rádio Tupi de Campos dos Goytacazes (RJ) em que criticou o atual sistema de preços da Petrobrás, definido na gestão Michel Temer após a quase destruição a empresa na administração do PT. “Eu fico indignado com a Petrobras com seu lucro bilionário, […]