Policia Federal prede 49 CACs após fim do prazo de recadastramento

direitaonline



A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (4), em todo o território nacional, a ‘Operação Day After’, destinada a dar cumprimento de mandados de prisão expedidos contra colecionadores, atiradores e caçadores (CAC’s), bem como possuidores de armas de fogo em geral.

A ação acontece um dia após o fim do prazo estipulado pelo Ministro Flávio Dino para o recadastramento de armas de CACs.

 

Segundo a PF, foram cumpridos mandados de prisão preventiva, temporária e definitiva, em “virtude de cometimento de diversos crimes”; além de “outras prisões por dívidas de caráter alimentar para os quais a Justiça determinou a prisão dos inadimplentes.” A Polícia Federal não esclarece se as 49 prisões foram exclusivamente pela falta de recadastramento ou se há outros motivos envolvidos.

De acordo com a corporação, uma vez que a existência de mandado de prisão quebra o requisito da idoneidade para obtenção do porte de arma de fogo, foram “adotadas medidas de apreensão cautelar de armamentos e documentos encontrados, para posterior processo de cassação de porte ou registro de arma de fogo, por parte da PF, além de comunicação ao Exército Brasileiro, para cassação das autorizações concedidas aos Cac’s.”.

Os presos estão sendo conduzidos às unidades da PF em todo o país e, em seguida, serão encaminhados ao sistema prisional dos respectivos estados.

Balanço:
As ações da Operação Day After resultaram em 49 prisões, sendo:
Amapá = 2
Amazonas = 3
Bahia = 2
Ceará = 2
Goiás = 2
Mato Grosso do Sul = 1
Rio Grande do Norte = 5
Pernambuco = 2
Rio Grande do Sul = 1
Sergipe = 1
Tocantins = 3
Paraná = 4
Mato Grosso = 5
São Paulo = 3
Pará = 5
Santa Catarina = 4
Espírito Santo = 4

Armas apreendidas:
07 espingardas ou rifles calibres 12, 28 e 36.
15 pistolas cal. 9 mm
4 pistolas cal. 380
2 revólveres cal. 38
1 revolver cal. 357

Munições apreendidas:
491 cartuchos calibres 12, 9 mm e 380 mm


Fonte e foto: Polícia Federal

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Em editorial, Estadão critica Moraes: “não é juiz do debate público”

Nesta quinta-feira (4), o jornal O Estado de São Paulo, por meio de seu editorial, criticou o ministro Alexandre de Moraes por sua postura em relação à PL das Fake News. O jornal paulista diz que o debate em torno do projeto de Lei 2630 a cada dia, “mais raso, […]