PoderData: Lula 52 x 48% Bolsonaro; é a menor diferença captada pelo instituto

direitaonline



O Instituto de Pesquisa Poder Data, do portal político Poder360, divulgou, hoje (6), sua primeira pesquisa eleitoral para o segundo turno das eleições presidenciais, que acontece em 30 de outubro.

A pesquisa realizada de 3 a 5 de outubro de 2022 mostra Lula (PT) com 52% das intenções de voto contra 48% de Jair Bolsonaro (PL) no pleito decisivo. O placar é referente aos votos válidos –os atribuídos a algum dos candidatos, excluindo-se brancos e nulos.

Segundo o instituto, essa é a menor diferença já captada entre os 2 candidatos e só não há empate técnico declarado porque a margem de erro do Poder Data para essa pesquisa é de 1,8 ponto percentual. Assim, dentro da margem de erro, Lula poderia estar com 46,2% x 45,8%.

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.500 entrevistas em 301 municípios nas 27 unidades da Federação de 3 a 5 de outubro de 2022. Segundo o instituto, o intervalo de confiança é de 95%. A divulgação dos resultados é feita em parceria editorial com a TV Cultura.

Em sua última pesquisa para o primeiro turno, o Poder Data indicava Lula com 48% x 38% Bolsonaro. O resultado das urnas mostrou que a pesquisa acertou os votos de Lula, mas apresentou diferença de 5% a menos do total de eleitores de Bolsonaro.

Estratificação
Segundo o Poder Data:

Sexo – Lula vence por 54% a 46% entre as mulheres. Entre os homens, há empate numérico (50% X 50%);
Idade – petista tem maior vantagem entre jovens de 16 a 24 anos: 56% X 44%;
Escolaridade – Lula tem ampla vantagem entre os que cursaram até o ensino fundamental (61% X 39%). Bolsonaro vence entre os que começaram o ensino médio, mas não cursaram o superior (56% X 44%);
Renda – pessoas com renda familiar de até 2 salários mínimos favorecem Lula (55%, contra 45% de Bolsonaro). Os que ganham 5 ou mais salários dão vantagem ao presidente (Bolsonaro 56% X 44% Lula);
Região – 0 petista tem 67% dos votos válidos nordestinos contra 33% de Bolsonaro. O presidente ganharia no Sudeste e no Sul.

Clique AQUI para ler o relatório do Poder360 na íntegra.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Presidente Bolsonaro recebe apoio de mais 6 governadores e de parlamentares eleitos

O candidato à Presidência pelo PL, Jair Bolsonaro, recebeu hoje (6) no Palácio da Alvorada um grupo de deputados federais e governadores reeleitos, que manifestou seu apoio à reeleição do mandatário. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também estava presente no encontro. “As escolhas que o Brasil fez […]