A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (28/3), a ‘Operação Inverídico’ para cumprir mandado de busca e apreensão contra suspeito de criar um perfil falso do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski. A ordem judicial foi cumprida na cidade de Osasco/SP.
De acordo com as investigações, a pessoa teria criado um perfil em nome Lewandowski, na rede social Instagram, sem autorização. Clique AQUI para ver o comunicado da PF.
Segundo a PF, “a investigação terá continuidade para esclarecer qual era o objetivo do investigado com a criação de perfil falso, bem como para verificar se outras autoridades públicas foram vítimas desse crime”.
Não foi informado detalhes do perfil, como número de seguidores, tipo de publicações, se a pessoa investigada trocou mensagens ou respondeu comentários, por exemplo.
A Justiça Federal também autorizou a quebra do sigilo telemática do suspeito. Lewandowski não possui nenhum perfil nas redes sociais. Em entrevista recente, que não mudaria seu estilo de comunicação com o público mesmo após a posse.
Enrique Ricardo Lewandowski é jurista, advogado e ex-magistrado, atual ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil. Foi ministro do Supremo Tribunal Federal de 2006 a 2023, tendo presidido a Corte entre 2014 e 2016.
Após sua aposentadoria por idade do Supremo, Lula o convidou para ser seu ministro de governo. No lugar de Lewandowski, o indicado pelo petista foi o atual ministro Cristiano Zanin Martins, que foi advogado de Lula. E mais: Desemprego sobe em trimestre encerrado em fevereiro e chega a 7,8%. Clique AQUI para ver. (Foto: Ministério da Justiça; Fontes: PF; Gazeta do Povo)