Na Câmara dos Deputados, membros da oposição apresentaram um pedido de impeachment contra Lula (PT) e o ministro da Justiça, Flávio Dino. A motivação por trás dessa solicitação é a de que ambos teriam utilizado a Polícia Federal (PF) para fins políticos.
O pedido de impeachment foi formalizado na terça-feira, dia 5 de setembro de 2023, e levou as assinaturas de dois deputados federais do Partido Liberal (PL): Paulo Bilynskyj, representante de São Paulo, e Gilvan Aguiar Costa, que atua pelo Espírito Santo.
No documento apresentado, os congressistas citam declarações feitas por Lula e Flávio Dino como base para fundamentar seu pedido de impeachment. Lula afirmou em 14 de fevereiro que “Nós temos que tirar bolsonaristas que estão infiltrados às pencas”, em referência à Polícia Federal.
Por sua vez, Flávio Dino declarou em 5 de setembro, durante um evento de formatura de novos funcionários da Polícia Federal em Brasília: “Eu quero garantir ao senhor, presidente Lula, que essa Polícia Federal hoje, toda ela, está a serviço de uma única causa, que é a sua causa, a causa do Brasil. Nós abolimos tentações satânicas, de espetacularizações, de abusos, de forças-tarefas ilegais. Tudo isso ficou no passado. Hoje temos uma polícia dedicada a servir a população”.
Vale ressaltar que Paulo Bilynskyj já havia protocolado anteriormente um pedido de impeachment contra Flávio Dino na Procuradoria Geral da República (PGR), contando com o apoio de outros 43 congressistas.
Nesse pedido, o pedido contra o ministro da Justiça foi por crime de responsabilidade ao não fornecer as imagens internas do prédio do ministério no episódio do 8 de Janeiro.
E veja também: Ambulantes saem frustrados do 7 de Setembro em Brasília: “Muita gente preferindo do Bolsonaro”. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander