Lula recebeu de um representante do Papa Francisco, durante a COP28, uma carta em que o líder religioso lamenta não pdoer ir à COP28 e ter uma reunião com o petista. (veja a tradução na íntegra ao fim da reportagem).
“Estou escrevendo para informar, com grande pesar, que, seguindo o conselho dos meus médicos, não poderei comparecer à Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28) em Dubai e, consequentemente, participar de nossa reunião agendada.”
Foi o próprio petista que divulgou a foto do mensageiro do Vaticano e carta assinada por Francisco. Veja abaixo!
Recebi, durante a COP 28, uma carta de Sua Santidade Papa Francisco @pontifex_pt.
“Continuo grato pela sua disposição em discutir o futuro de nossa casa comum e os meios mais eficazes de responder aos desafios urgentes enfrentados por nossa família humana. Acredito que poderemos… pic.twitter.com/PlT6XZVsJI
— Lula (@LulaOficial) December 2, 2023
O líder da Igreja Católica também agradeceu a Lula pela “disposição” do petista em discutir o futuro do planeta: “Permaneço grato pela sua disposição em discutir o futuro de nossa casa comum e os meios mais eficazes de responder aos desafios urgentes que nossa Família Humana enfrenta. Confio que poderemos conversar em outra ocasião para dar continuidade a essas questões”, encerrou Bergoglio.
Conversão ecológica
Ainda sobre a COP28, Francisco pediu aos países participantes da conferência que saiam dos “limites do particularismo e do nacionalismo” e abracem “uma visão comum”: Escreveu ele: “A mudança climática deve ser respondida com uma mudança política”.
Com postagens no Twitter, mensagens em vídeo e discursos lidos pelo cardeal Pietro Parolin, chefe da delegação da Santa Sé em Dubai, o Papa fez questão de enfatizar sua ‘proximidade’ com o trabalho da COP28, o evento da ONU em que ele seria o primeiro representante da Igreja Católica a comparecer, se não fosse uma bronquite aguda da qual está se recuperando lentamente.
Já no ‘Angelus’ deste domingo, recitado no salão da Casa Santa Marta, Francisco disse que espera que a COP28 possa ser “um ponto de virada” para uma ação global eficaz contra a crise climática.
“Embora à distância, estou acompanhando de perto os trabalhos da Cop28 em Dubai. Renovo meu apelo para que as mudanças climáticas sejam enfrentadas com mudanças políticas concretas.”, disse.
“Vamos abraçar uma visão comum, comprometendo-nos todos e agora, sem demora, com uma necessária conversão ecológica global.”.
Em outro trecho do discurso preparado para a COP28, este divulgado em vídeo no Twitter, Francisco disse que os “interesses” mais importantes para o mundo hoje são “a paz e o clima”.
As religiões em prol da #paz e do #clima
Mensagem do #PapaFrancisco para a inauguração do Pavilhão da Fé da #Cop28 de Dubai @COP28_UAE pic.twitter.com/DU6z8zTYbX
— Vatican News (@vaticannews_pt) December 3, 2023
Carta de Francisco para Lula:
“Para o excelentíssimo Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil
Estou escrevendo para informar, com grande pesar, que, seguindo o conselho dos meus médicos, não poderei comparecer à Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28) em Dubai e, consequentemente, participar de nossa reunião agendada.
Permaneço grato pela sua disposição em discutir o futuro de nossa casa comum e os meios mais eficazes de responder aos desafios urgentes que nossa Família Humana enfrenta. Confio que poderemos conversar em outra ocasião para dar continuidade a essas questões.
Com desejos sinceros de orações para a sua própria contribuição para a conferência, renovo a garantia da minha mais alta consideração e estima.
Do Vaticano, 29 de novembro de 2023.”
E veja também: Lula diz que referendo na Venezuela “obviamente vai dar o que Maduro quer”. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander