Após o tombo no mercado hoje (10) decorrente das falas de Lula, parte da imprensa tradicional correu para colocar panos quentes no assunto. O jornalista Octavio Guedes, da Globo News, por exemplo, disse que o “mercado é bolsonarista” para explicar a disparada no dólar (chegando a R$ 5,40) e a queda do Ibovespa, em 3,35%.
“O mercado não é uma entidade maligna”, disse ele. “Mas é uma entidade bolsonarista. Na minha visão política, o mercado é um ator bolsonarista”. Para ele, “quando a democracia esteve em risco , ele (mercado) precificou a ditadura e foi em frente. Então nem sei se no campo democrático o mercado está, sinceramente”. Assista abaixo, em vídeo compartilhado até pelo jornalista esportivo Milton Neves.
Gente do céu, bom colega pic.twitter.com/BvJDRGRk3G
— Milton Neves (@Miltonneves) November 10, 2022
Lula comentou, no fim da tarde desta quinta-feira (10), a repercussão sobre sua fala de mais cedo, quando disse que estabilidade fiscal não pode ser conquistada à custa do sofrimento das pessoas. Para Lula, o “mercado fica nervoso à toa”.
O petista, então, acabou, sem querer, valorizando o trabalho realizado pela equipe economia do governo Bolsonaro ao dizer que “engraçado que esse mercado num ficou nervoso em quatro anos de governo Bolsonaro”.
Lembram do super empresário que abriu as portas de sua empresa sob a justificativa do “pragmatismo e sensatez”?
Faz o L, Picanheiro.pic.twitter.com/wLvpxocQFr
— Kim D. Paim (@kimpaim) November 10, 2022
E veja também: O que se sabe sobre a reunião dos generais do Exército hoje com o presidente Bolsonaro. Clique AQUI para ver.