O piloto brasileiro de Fórmula -1 Pietro Fittipaldi, neto de Emerson Fittipaldi, assume o lugar do russo Nikita Mazepin na equipe Haas na temporada de 2022. As informações são do site esportivo alemão Sky. Será a primeira vez que um brasileiro estará no grid da F1 em tempo integral, desde Felipe Massa.
A federação internacional de automobilismo não proibiu que Nikita Mazepin disputasse a temporada. Entretanto, determinou que equipe não poderá mostrar nenhuma referência ao seu principal patrocinador, que é uma empresa russa.
Desde 2021, a Haas tem como patrocinador principal, a UralKali, empresa do pai de Nikita Mazepin. A marca da empresa esteve no carro da Haas desde o início da temporada passada até o dia da invasão russa à Ucrânia. Isso agora não é mais possível devido às medidas tomadas pela FIA.
Sem o apoio financeiro, o piloto russo ficaria sem uma justificativa para continuar à frente do volante, uma vez que ter o pai patrocinando o time era o único “ponto forte” de Mzepin. Pesa também o fato de a Haas ser uma equipe norte-americana. Com a temporada a poucos dias de começar e como Pietro já era o piloto reserva, sua promoção ao “time titular” acontece de forma natural.
Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/amGOQ
Fonte: Cultura; Sky; O Dia