Ministro da Educação de Lula diz que buscará encerrar escolas militares

direitaonline



Anunciado por Lula (PT) como o futuro Ministro da Educação, Camilo Santana (foto) disse, em entrevista ao programa ‘Estúdio I’, da Globo News, que deve encerrar o projeto de escolas cívico-militares do governo Bolsonaro. Ele também pretende impedir que os parlamentares avancem com o homeschooling, já aprovado pela Câmara e em análise no Senado. Assista abaixo!

Projeto tem excelentes resultados
Os resultados de avaliação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) foram apresentados em um evento realizado no dia 8 deste mês, no auditório do Ministério da Educação (MEC).

O Programa nacional das escolas Cívico-Militares foi instituído pelo Decreto n° 10.004, de 5 de setembro de 2019, e implementou o modelo em escolas públicas de ensino regular que possuem baixo resultado no Ideb e que atendem estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de reduzir a evasão, a repetência e o abandono escolar.

Na mesa de abertura, o diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares, da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Gilson Passos de Oliveira realizou uma apresentação em que tratou de assuntos sobre gestão, resultados e publicidade do Programa.

“A nossa realidade hoje é essa: somos 202 escolas atendendo 120 mil alunos, aproximadamente. Podemos dizer que, de fato, o Programa é nacional e está presente em todas as unidades da federação”, celebrou Gilson.

São 39 unidades localizadas na região Norte; 26 na região Sul; 37 escolas no Nordeste, 46 no Sudeste e 54 no Sul. Desde a implementação em 2019, ocorreram 18 capacitações para 13.655 profissionais. Atualmente, há 1,5 mil militares inseridos na iniciativa, 359 municípios na lista de espera e 144 certificados emitidos e duas opções de formação continuada (Avamec e pós-graduação).

No processo de certificação das escolas, uma pesquisa com cerca de 25 mil pessoas da comunidade escolar constatou que: a violência física foi reduzida em 82%, a violência verbal diminuída em 75% e a violência patrimonial em 82%. A mesma pesquisa constatou que a evasão e o abandono escolar diminuíram em quase 80%. Outro dado positivo foi que 85% da comunidade respondeu satisfatoriamente ao ambiente escoltar após a mudança para o modelo do Pecim.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Presidente Bolsonaro decreta luto oficial de 3 dias pela morte do Rei Pelé

O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias pela morte do Rei Pelé. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Clique AQUI para ver. Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente ‘Pelé’, morreu hoje (29), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, na […]