Nasa descobre base militar secreta dos EUA sob o gelo da Groenlândia

direitaonline



Pesquisadores da Nasa, utilizando um radar avançado a bordo de um jato Gulfstream III, localizaram uma antiga base militar americana escondida a 30 metros abaixo do gelo na Groenlândia.

A instalação, chamada Camp Century, foi construída em 1959 e permaneceu perdida por décadas devido ao acúmulo de gelo.



Inicialmente apresentada como um centro de pesquisas, a base fazia parte do Projeto Iceworm, um plano secreto dos EUA para armazenar e lançar mísseis nucleares contra a União Soviética.

O local, descrito como uma “cidade sob o gelo”, era composto por 21 túneis com mais de três quilômetros de extensão, projetados para abrigar até 600 mísseis “Iceman”.



De acordo com o Washington Post, o objetivo era garantir um poder de ataque que pudesse atingir 80% dos alvos inimigos em caso de guerra nuclear.

Contudo, os desafios impostos pelo gelo em constante movimento levaram ao encerramento do projeto em 1967. O custo total do empreendimento, ajustado para valores atuais, ultrapassa US$ 25 bilhões, equivalente a aproximadamente R$ 130 bilhões.



Os verdadeiros objetivos militares da base só foram revelados em 1997. Durante a construção, as autoridades dinamarquesas foram informadas de que o projeto tinha fins científicos, ocultando a real finalidade estratégica. Veja imagens abaixo! E mais: MST mantém bloqueio de ferrovia e estrada rural no Pará pelo 3º dia. Clique AQUI para ver. Clique AQUI e APOIE nosso trabalho. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: UOL)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Lira critica decisão de Dino sobre emendas e diz que governo Lula não tem votos para pacote fiscal

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou nesta terça-feira a decisão do ministro do STF Flávio Dino sobre emendas parlamentares, afirmando que a medida gera “intranquilidade legislativa”. Sem mencionar Dino diretamente, Lira destacou que a nova decisão reformulou uma lei já aprovada pelo Congresso e sancionada pelo […]