Morre o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, trineto do imperador Dom Pedro II

direitaonline



Morreu, nesta sexta-feira (15), o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança. Ele estava internado há algumas semanas e, recentemente, os médicos já haviam informado que seu quadro era irreversível.

A informação foi confirmada pelo perfil oficial da Casa Imperial, organização que reúne os membros da Família Real do Brasil: “Cumprimos o doloroso dever de comunicar o falecimento de Sua Alteza Imperial e Real o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, que, hoje, dia 15 de julho de 2022, na cidade de São Paulo, aos 84 anos de idade, confortado com os Sacramentos da Santa Igreja e a Bênção Apostólica, Deus Nosso Senhor teve por bem chamar a Si”, diz o comunicado.

Ainda de acordo com a Casa Imperial, “com o falecimento de Dom Luiz, sucede-o como Chefe da Casa Imperial do Brasil o seu irmão, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que a todos encarece orações em sufrágio da alma do augusto falecido”.

Perfil
Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança nasceu em Mandelieu-la-Napoule, no sul da França, em 6 de junho de 1938, foi um descendente da família imperial brasileira.

Seu pai foi Pedro Henrique de Orléans e Bragança, de quem é primogênito, e da princesa Maria Isabel da Baviera, da Casa de Wittelsbach do Reino da Baviera. Luiz ainda é neto do príncipe Luís Maria Filipe do Brasil, bisneto de Luís III, o último rei da Baviera, da princesa Isabel do Brasil e de seu marido, o príncipe Gastão de Orléans, Conde d’Eu, trineto de Pedro II, o último imperador do Brasil, e tetraneto de Pedro I, imperador do Brasil e rei de Portugal (como Pedro IV) .

Luiz viu o Brasil pela primeira vez em 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, quando se estabeleceu no Rio de Janeiro, depois no Paraná e finalmente em São Paulo, onde residiu até seu falecimento. Estudou em colégios tradicionais – como o carioca Colégio Santo Inácio, dos jesuítas – e mais tarde partiu para Paris, onde aperfeiçoou seu aprendizado de línguas. Graduou-se em química na Universidade de Munique, em 1967.


Fonte: Casa Imperial
Foto 1: Casa Imperial
Foto 2: 
Wikipédia

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Alexandre de Moraes dá 48 horas para Bolsonaro se explicar sobre “discurso de ódio”

Alexandre de Moraes, presidente em exercício no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu dois dias para que o presidente Bolsonaro se manifeste em uma ação movida por partidos de esquerda o que acusam de “incitar a violência e proferir discursos de ódio”. Ao TSE, os partidos Rede, PC do B, PSB, […]