Pelo menos cinco ministros de Lula (PT) utilizaram aviões oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar a seus estados de origem durante os primeiros fins de semana do governo. As informações são do jornalista Igor Gadelha em sua coluna no portal Metrópoles, nesta quinta-feira (19).
“Levantamento da coluna com base nos dados divulgados pela Aeronáutica revela que os ministros usaram as aeronaves oficiais tanto para ir a suas cidades natais, quanto para voltar a Brasília.”
Segundo a reportagem, a maioria viajou na sexta-feira a fim de cumprir agenda oficial e aproveitou para prolongar a estadia durante o fim de semana, retornando de FAB a Brasília apenas no domingo ou na segunda-feira. São eles: Nísia Trindade (Saúde), Margareth Menezes (Cultura), Haddad (Fazenda), Flavio Dino (Segurança) e Luiza Marinho (Trabalho).
Desses, segundo a reportagem, Luiz Marinho e Flavio Dino alegaram questões de ‘segurança’, como prevê a legislação prevê que ministros de Estado usem voos da FAB para se deslocar a seus domicílios. Dino citou as invasões aos prédios públicos em Brasília como ‘motivo de segurança’. Já Luiz Marinho, Ministro do Trabalho, não teria explicado.
“Nem todos os ministros, porém, fazem isso. Jader Barbalho Filho, das Cidades, por exemplo, viajou de FAB para compromisso em Belém na sexta-feira (6/1), mas não usou avião oficial para voltar”, diz a coluna.