Os investimentos previstos de R$ 16 bilhões com a desestatização do Porto de Santos têm a capacidade de tornar o terminal o maior em operação em todo o Hemisfério Sul, afirmou nesta sexta-feira (11) o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao participar de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santos.
Conforme destacou o ministro, a desestatização resultará na duplicação da capacidade do porto, o que demandará obras nos acessos para viabilizar o transporte de cargas até o complexo portuário. “Com a concessão à iniciativa privada, vamos fazer do Porto de Santos o maior ancoradouro do Hemisfério Sul”, disse.
Na visão do ministro, a transferência do porto ao setor privado terá a capacidade de transformar a cidade do litoral paulista em um “verdadeiro canteiro de obras”. “Isso vai contribuir para a geração de emprego e o aquecimento da economia. A desestatização é um processo inescapável”, disse. É esperada a criação de 60 mil postos de trabalho a partir do investimento privado.
Nas redes sociais, o ministro divulgou trecho de sua participação no evento, confira!
“O Brasil vai ser o país com infraestrutura mais privada do mundo”, destacou o ministro @tarcisiogdf ao falar sobre a desestatização do @PortodeSantosBR, na palestra da OAB Santos, nesta sexta (11). “Isso pressupõe que vamos ter uma boa regulação”, acrescentou. pic.twitter.com/KPhtuSL4U3
— Ministério da Infraestrutura (@MInfraestrutura) February 11, 2022
Infraestrutura transformada
Entre os investimentos prioritários a serem realizados, está a ampliação do sistema ferroviário do Porto de Santos, cuja capacidade está estrangulada. De acordo com o ministro, os R$ 11 bilhões do arrendamento que o governo receberá nos próximos meses servirão para aumentar a capacidade da linha férrea e, consequentemente, a movimentação de cargas.
O pacote de obras também inclui a adequação das rodovias federais que chegam ao porto, além da construção do túnel unindo as zonas Leste e Noroeste da cidade. Os R$ 16 bilhões em investimentos previstos na desestatização também vão contemplar a construção do túnel submerso interligando Santos e Guarujá, e do viaduto da Alemoa, que contribuirá na expansão industrial local. Com a outorga, a orla portuária será revitalizada.
“O movimento da desestatização vai além do setor portuário, envolve toda a cadeia da infraestrutura. Mais investimentos, mais empregos e menor custo Brasil. Essa é a equação da desestatização que dará resultado positivo”, avaliou Freitas.
Avanços
Ainda durante a palestra, o ministro listou as conquistas do Governo Federal desde 2019, com os 125 leilões de concessão realizados, os R$ 820 bilhões contratados e a possibilidade de ampliação desse montante para R$ 1 trilhão até o fim deste ano. Trata-se do maior programa de concessões do mundo. Só na área de infraestrutura, houve a transferência de 79 novos ativos à iniciativa privada e contratados mais de R$ 89,6 bilhões em investimentos para aeroportos, ferrovias, portos e rodovias brasileiros.
E veja também: STF atende ação de 2008 do PTB e impõe restrições à “prisão temporária”. Clique aqui para ver.
Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/gvyQV