Ministra Tereza Cristina anuncia parceria entre Brasil e Irã

direitaonline



A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou mais uma parceria no setor de agricultura para o Brasil. Com o acordo, o Brasil conseguirá adquirir mais ureia, um composto químico essencial para a produção de fertilizantes.

A empresa responsável pelo desenvolvimento e funcionamento do setor petroquímico iraniano afirmou que o Irã poderá triplicar as exportações de ureia para o Brasil. Em reunião com a ministra Tereza Cristina na sexta-feira (18), o presidente da empresa, Morteza Shah-Mirzaei, disse que as exportações de ureia para o Brasil poderão chegar a 2 milhões de toneladas ao ano. Atualmente, o montante exportado é de 600 mil toneladas/ano.

O Brasil ainda é quase totalmente dependente de fertilizantes importados. Para este ano, o governo federal identificou o risco da falta do insumo no mercado global ainda como reflexo do reaquecimento da economia pós-pandemia. Neste cenário, a ministra tenta garantir que não falte o produto em 2022, enquanto desenvolve um plano de ação para que as indústrias brasileiras consigam, ao menos, suprir o mercado interno. Entretanto, a meta esbarra em leis e regimentos do “meio ambiente” que impedem a exploração dos minerais necessários na quantidade necessária. Daí a necessidade de buscar fertilizante fora do Brasil.

Em viagem de quase uma semana pelo Irã, Tereza teve encontro com o ministro da Agricultura, Seyed Javad Sadati Nejadi, e com o presidente da Comissão de Agricultura do parlamento iraniano, deputado Muhammad Askari.

No sábado (19), foi firmado também compromisso de aumentar e diversificar a exportação de alimentos, commodities agrícolas e material genético do Brasil para o Irã e de produtos agrícolas do Irã para o Brasil. Em reunião bilateral realizada em Teerã, Tereza Cristina e Seyed Javad Sadatinejad também reforçaram o potencial de outros produtos, com frutas secas, pistache, trigo e açafrão pelo lado iraniano; algodão, arroz e açúcar pelo brasileiro.

No último dia de sua visita ao Irã, Tereza Cristina disse que muitos produtos iranianos podem ter boa aceitação pelos brasileiros, como conservas, frutas e azeite de oliva. “Precisamos nos conhecer mais, precisamos que os empresários iranianos vão ao Brasil para apresentar seus produtos, especialmente em feiras agrícolas”, disse.

Em 2020, o Brasil exportou US$ 1,9 bilhão para o Irã em produtos agrícolas, com destaque para milho (64,4% do total) e soja em grãos (21,2%). Já as vendas de produtos agropecuários iranianos ao Brasil somaram US$ 2 milhões em 2020, principalmente nozes e castanhas, uvas secas e outras frutas conservadas.

Nas redes sociais, a ministra deu a informação do acordo.

 

E veja também: Número de assassinatos cai 7% no Brasil e atinge menor índice desde 2007. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/ctLOP

Fonte: Ministério da Agricultura; Canal Rural
Foto: ministério da Agricultura

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Americanas e Submarino estão há 3 dias fora do ar por suspeita de ataque hacker

Os sites das Americanas e do Submarino estão fora do ar há 3 dias. A suspeita é de que um ataque hacker obrigou as empresas que controlam os dois portais a suspender o serviço após identificarem acesso não autorizado. No caso da Americanas, a companhia informou que suspendeu preventivamente parte […]