Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, para representar o Brasil na posse de Netumbo Nandi-Ndaitwah como presidente da Namíbia, na última sexta-feira (21).
No entanto, conforme a coluna Painel, da Folha de SP, a ministra não viajou para o evento, e a cerimônia contou apenas com a presença da embaixadora brasileira no país africano, Vivian Sanmartin.
A ausência de Anielle teria gerado insatisfação de Lula, segundo a reportagem. Ele teria solicitado ao chanceler Mauro Vieira que comunicasse à ministra sobre a designação. Conforme relatos, Vieira telefonou para Anielle informando sobre a missão, mas ela permaneceu no Brasil.
Quando questionada sobre o motivo da não comparecimento, a ministra justificou que apenas recebeu a notificação por telefone e que não houve um comunicado oficial por escrito determinando sua ida à Namíbia.
No mesmo dia em que deveria estar presente na posse da primeira mulher a assumir o comando do país africano, Anielle participou, no Rio de Janeiro, do lançamento do Concurso de Ideias Urbanísticas e Arquitetônicas Inovadoras para a Região da Pequena África, promovido pelo BNDES. E mais: STF inicia julgamento sobre anulação de provas contra Palocci. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: Folha de SP)