Setor de Serviços recua 0,9%

direitaonline



A atividade do setor de serviços no Brasil apresentou recuo 0,9% na passagem de janeiro para fevereiro de 2024, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além desse grupo, a queda se deu no setor de informação e comunicação (-1,5%) transportes (-0,9%) e outros serviços (-1,0%). Apenas as atividades de serviços prestados às famílias registraram variação positiva, de 0,4%.
O número veio abaixo da mediana de estimativas de 27 casas consultadas pela Bloomberg, que apontavam crescimento de 0,2%.

A queda no setor de informação e comunicação, de 1,5%, é explicada pelo fim da preparação de volta às aulas, que aquece a venda de livros didáticos. No primeiro mês do ano, as férias escolares e a volta às aulas ajudaram a puxar o índice de serviços para cima. Em janeiro, o setor cresceu 0,7%.

Alta em 12 meses
A queda de fevereiro se dá após três meses de alta, e o volume de serviços se manteve 11,6% acima do nível pré-pandemia. No acumulado do primeiro bimestre de 2024, o volume de serviços cresceu 3,3% frente ao mesmo período do ano passado, e fevereiro de 2024 ficou 2,5% acima de fevereiro de 2023. No acumulado nos últimos 12 meses ficou em 2,2%.

O desempenho de serviços e a inflação do setor vêm sendo ponto de atenção do Banco Central, que segue em seu ciclo de afrouxamento monetário, com a taxa básica de juros atualmente em 10,75%.

Turismo
Outro ponto informado pelo IBGE foi a queda do índice de atividades turísticas, que recuou 0,8% em fevereiro, na comparação com janeiro. Foi o segundo desempenho negativo seguido, com perda acumulada de 1,8%. E mais: Projeto de Meloni para eleição direta na Itália avança no Senado. Clique AQUI para ver. (Fonte e foto: EBC)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Irã lança ataque de drones e mísseis contra Israel, que entra em alerta máximo

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã disse que lançou dezenas de drones e mísseis contra Israel na noite deste sábado (13), um ataque que pode desencadear uma grande escalada entre os inimigos regionais, com os EUA prometendo apoiar Israel. Os militares de Israel disseram que mais de 100 […]