México e EUA anunciam acordo

direitaonline



A presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegaram a um acordo para fortalecer a segurança na fronteira entre os dois países e suspender temporariamente tarifas comerciais. O entendimento ocorre após um período de instabilidade econômica causado pelo anúncio de sobretaxas americanas sobre produtos mexicanos.

Como parte do acordo, o México enviará 10 mil soldados da Guarda Nacional para reforçar a fronteira norte e conter o tráfico de drogas, especialmente de fentanil. Trump destacou que a medida também visa reduzir o fluxo de imigrantes que tentam entrar nos EUA de forma irregular.



Por outro lado, os Estados Unidos se comprometeram a intensificar esforços para impedir o envio de armas de alta potência ao México, um problema que tem alimentado a violência do crime organizado no país latino-americano.

“Nossas equipes começarão a trabalhar hoje em duas áreas: segurança e comércio”, afirmou Sheinbaum em uma publicação no X.

 



Outro ponto-chave do acordo é a suspensão, por um mês, das tarifas impostas por ambos os países. Trump havia anunciado uma tarifa de 25% sobre produtos mexicanos, o que gerou forte reação do governo do México, que ameaçou retaliar. No entanto, após a negociação, as medidas foram interrompidas para permitir conversas entre representantes de alto escalão dos dois governos.



Trump confirmou o entendimento em suas redes sociais, ressaltando que “espera participar das negociações” com Sheinbaum para buscar um “acordo” definitivo entre os países. A reviravolta nas tensões comerciais ocorre em meio à forte pressão de empresários e investidores, preocupados com os impactos das tarifas sobre as economias de ambos os países. E mais: Nova modalidade do Pix começa hoje (3); veja como funciona. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: CNN; UOL)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo Maduro pede desculpas ao Brasil

Um treinamento militar realizado pelo governo da Venezuela provocou um incidente diplomático com o Brasil no último dia 23. Naquele dia, tropas venezuelanas e veículos blindados se deslocaram até uma área neutra na fronteira sem aviso prévio, surpreendendo diplomatas e militares brasileiros. Assim, segundo reportagem da Revista Veja, diante da […]