Filmado no Litoral de SP, ‘Meu Amigo Pinguim’ chega aos cinemas nesta quinta (12)

direitaonline



Previsto para chegar aos cinemas nacionais nesta quinta-feira (12), o longa “Meu Amigo Pinguim” conta a história real entre um pescador e um Pinguim. Filmado em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, Paraty, no Rio de Janeiro, e na Patagônia, na Argentina, a produção é uma parceria entre o Brasil e os EUA e é estrelada pelo francês Jean Reno (“O Profissional”).

Para as gravações, foram usados os pinguins de Magalhães do Aquário de Ubatuba. Os animais foram treinados durante três meses, por intermédio de uma parceria do Instituto Argonauta e Terramare, com o próprio aquário.

O elenco também conta com nomes como Alexia Moyano, Nicolás Francella, Rócio Hernandez, Juan José Garnica, Duda Galvão, Ravel Cabral, Pedro Urizzi e Thalma de Freitas. A direção é assinada pelo brasileiro David Schurmann (“Pequeno Segredo”).

O filme é um conto de amizade entre um pai solitário e um pequeno pinguim perdido, que recarrega seu espírito e cura a sua família, com uma lealdade que atravessa o oceano. O longa é uma parceria entre Brasil e Estados Unidos.

O filme foi baseado em uma história real, que aconteceu em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O pescador João Pereira de Souza, hoje com 81 anos, encontrou em 2011 um pinguim machucado e coberto de óleo. Seu João, como é chamado na região, o resgatou, limpou e alimentou com sardinhas, nomeando-o de Dindim. Quando tentou devolver o pinguim ao mar.

Para sua surpresa, porém, o bichinho retornou no dia seguinte e acabou ficando meses na ilha, ao lado de João. Dindim voltava todo mês de junho para a praia, e passava uma temporada por lá, até fevereiro, na casa de seu amigo humano.

Seu João inclusive esteve no palco da atração para contar um pouco mais sobre essa amizade inusitada. “Ele fica oito meses comigo, e quatro meses lá fora. Quando completa os quatro meses certinho, ele chega (…) Nunca vi um bicho criado no mar se apegar com uma pessoa como ele se apegou comigo”, disse, todo contente.

Em 2018, Dindim entrou no mar e foi embora, na mesma época de sempre, mas nunca mais voltou. Já em 2022, João foi surpreendido com a visita de outro pinguim mais jovem e da mesma espécie. Durante os anos de desaparecimento de Dindim, o pescador seguiu indo à praia todos os dias, na esperança de reencontrar seu amigo animal.

Antes de chegar aos cinemas, a relação entre o pinguim-de-magalhães Dindim e o pescador João Pereira de Souza chamou a atenção de vários veículos do mundo todo, ganhando espaço na BBC, de Londres, e na CNN, dos Estados Unidos, além de ter virado livro em cinco países. Por aqui, foi destaque no quadro “Domingão Aventura”, do “Domingão do Faustão”, em 2016.

Assista ao trailer abaixo. E clique AQUI para acessar o site oficial e veja opções de ingresso. (Foto: reprodução site oficial; Fontes: Diário do Litoral; Gshow; CBN)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Preço do café sobe 35% em 4 meses e deve seguir avançando

Desde o início deste ano, o café tem registrado uma escalada contínua nos preços, e a tendência é de que esse movimento se mantenha, pelo menos, até o primeiro semestre de 2025. A informação foi divulgada no blog Café na Prensa, do Estadão. De acordo com dados da indústria, o […]