Mesmo inelegível, Bolsonaro (PL) aparece à frente de Lula (PT) em pesquisa

direitaonline



Nesta quinta-feira (28), o Instituto Paraná Pesquisas divulgou o primeiro levantamento de intenção de votos para as eleições presidenciais de 2026. No cenário principal, mesmo declarado inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surge numericamente à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atual chefe do Executivo, com 37,1% e 35,3%, respectivamente. Dado que a margem de erro é de dois pontos percentuais, eles se encontram tecnicamente empatados.

Ciro Gomes (PDT) ocupa o terceiro lugar, com 7,5%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 6,1%, e Eduardo Leite (PDB), com 1,8%.

Os votos brancos, nulos ou de nenhum candidato totalizaram 8%, enquanto 4,2% dos entrevistados optaram por não responder ou não souberam fazê-lo.

Vale ressaltar que, por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Bolsonaro está inelegível até 2030 e, portanto, não poderia participar do pleito. A defesa do ex-presidente pode recorrer diretamente ao STF (Superior Tribunal Federal) para tentar reverter essa decisão.

De acordo com a pesquisa, Lula apresenta vantagem sobre Bolsonaro entre o eleitorado feminino, os mais jovens (entre 16 e 24 anos), os mais idosos (60 anos ou mais), os que possuem educação até o ensino fundamental e os católicos.

Por sua vez, Bolsonaro leva vantagem sobre Lula entre os homens, em praticamente todas as faixas etárias (de 25 a 34 anos, de 35 a 44 anos e de 45 a 59 anos), e entre os eleitores com ensino médio ou superior completo. Destaca-se ainda a preferência fortíssima de Jair Bolsonaro entre os evangélicos, com 55,2% contra 32,7% de seu adversário.

A pesquisa também avaliou outros nomes da direita e centro-direita contra Lula, que provavelmente concorrerá à reeleição em 2026. O petista lidera todos os outros cenários, mas Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), demonstram competitividade. Clique AQUI para ver a pesquisa na íntegra.

O levantamento também incluiu Ronaldo Caiado (União Brasil), Tereza Cristina (PP), Ratinho Júnior (PSD) e Romeu Zema (Novo). O Instituto Paraná entrevistou 2024 eleitores em 162 municípios espalhados pelos 26 Estados e o Distrito Federal, com um grau de confiança de 95,0%. E mais: Correios é condenado a indenizar carteiro assaltado nove vezes. Clique AQUI para ver. (Foto: Partido Liberal; Fonte: Jovem Pan; Paraná Pesquisas)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

‘8 de Janeiro’: Moraes liberta coronéis da PM-DF

Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar, nesta quinta-feira (28), três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) que são réus denunciados por omissão durante os atos de ‘8 de janeiro’. Eles estavam presos em Brasília. Foram liberados os coronéis Fábio Augusto Vieira (ex-comandante-geral da PM) […]