Após apoiar Lula conta Bolsonaro, nas eleições de 2022, Henrique Meirelles diz agora que o governo Lula 3 está repetindo os erros de Dilma.
Em entrevista à coluna Radar Econômico, do Portal da Revista Veja, o ex-Ministro de Temer afirmou que as tendências expressas pela nova gestão repetem o governo de Dilma Rousseff.
“As mesmas pessoas que participaram ou têm linha de pensamento similar predominando. A tendência é seguir o aumento dos gastos, o uso de estatais, o controle de preços. O resultado do governo Dilma nós conhecemos, provocando a maior recessão da história do Brasil. É uma ilusão acreditar que pode se repetir os erros e ter resultado diferente”, afirma ele.
Para Meirelles, o governo que ele apoiou agora faz mal ao criticar às reações negativas do mercado: “Há um entendimento equivocado sobre o que é o mercado. O mercado são os agentes econômicos. O padeiro do interior da Bahia também é mercado, que compra mais trigo se acredita que vai vender mais pão. Se ele acha que vai cair, contém despesas e demite funcionário”, afirma. “Não adianta dizer que há nervosismo do mercado e tentar ignorar as reações dos agentes produtivos às medidas anunciadas”, critica.
A mais nova declaração de um membro do governo que deixou Meirelles incomodado foi a fala do Ministro da Previdência, Carlos Lupi, que indicou desejo de “rever” o que foi aprovado: “O Brasil, como a maioria dos países, teve aumento de expectativa de vida — o que faz aumentar o tempo que as pessoas ficam aposentadas. Em 2017, quando apresentamos a primeira proposta da reforma da Previdência, havia um aumento insustentável. Se a reforma não tivesse sido aprovada, 80% do Orçamento seria usado para pagar aposentadorias”, diz.
E veja também: Lula (PT) encerra Secretaria de Educação voltada para surdos. Clique AQUI para ver.