Lula (PT) encerra Secretaria de Educação voltada para surdos

direitaonline



Lula (PT) revogou, nessa segunda-feira (02), decreto do governo Bolsonaro que criou a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), em 2019, no âmbito do Ministério da Educação (MEC).

O Dipebs era ocupado por um deficiente auditivo e visava implementar inclusão, educação bilíngue de surdos, o fomento de pesquisa e formação na área de educação de surdos, além da criação de escolas com ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além do encerramento da pasta, o governo petista não indicou a criação de uma pasta substituta nem como e se serão remanejados os integrantes do setor.

Manifestações
A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), divulgou uma nota se manifestando sobre a decisão de Lula.

“As Comunidades Surdas Brasileiras, em especial a cearense, vêm por meio desta nota repudiar o trecho do Decreto nº. 11.342, de 1º de janeiro de 2023, que suprime a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da estrutura do Ministério da Educação. Esta Diretoria, que conta com o respaldo das comunidades surdas e sua principal instituição representativa, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, está prevista no Relatório Final de Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, do Grupo de Trabalho”, diz o comunicado.

Ainda de acordo com o conteúdo da nota, a medida vai contra a meta do Plano Nacional de educação, onde garante a oferta de educação bilíngue na Língua Brasileira de Sinais, como sendo a primeira língua e, a modalidade escrita da língua portuguesa, como segundo a segunda linguagem voltada para alunos surdos e com deficiência auditiva de 0 até 17 anos.

Nas redes sociais, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro lamentou o encerramento da Dipebs compartilhando uma postagem da deputada Amália Barros, que disse que o ato era um retrocesso.

E veja também: STF deve julgar em breve proibição de demissão sem justa causa no Brasil. Clique AQUI para ver.


Fontes: Gp1; Oeste
Arte: reprodução redes sociais

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Após apoiar Lula, Henrique Meirelles diz que novo governo ‘repete erros de Dilma’

Após apoiar Lula conta Bolsonaro, nas eleições de 2022, Henrique Meirelles diz agora que o governo Lula 3 está repetindo os erros de Dilma. Em entrevista à coluna Radar Econômico, do Portal da Revista Veja, o ex-Ministro de Temer afirmou que as tendências expressas pela nova gestão repetem o governo […]