O McDonald’s anunciou, nesta terça-feira (8), que fechará temporariamente todos os 847 de seus restaurantes na Rússia, incluindo sua icônica localização na Praça Pushkin (foto), aumentando a pressão sobre outras marcas globais para interromper as operações no país após a invasão da Ucrânia por Moscou.
O fechamento dos restaurantes McDonald’s também terá importância simbólica na Rússia, onde o primeiro local a ser aberto, no centro de Moscou em 1990, tornou-se um símbolo do florescente capitalismo americano com a queda da União Soviética.
O McDonald’s disse que continuará pagando salários a seus 62.000 funcionários na Rússia. Devido ao seu grande porte e alcance global, a rede é muitas vezes copiada por outras marcas caso se posicione sobre um assunto ou faça uma grande mudança operacional.
Grandes marcas globais, incluindo McDonald’s e PepsiCo Inc (PEP.O) , foram pressionadas a se retirar da Rússia por consumidores e investidores, incluindo o fundo de pensão do estado de Nova York.
História
O McDonald’s abriu na Praça Pushkin há 32 anos, quando a União Soviética estava entrando em colapso. Esse novo restaurante representava o descongelamento das tensões da Guerra Fria em um momento em que alguns jovens russos estavam desesperados para colocar as mãos em jeans e outros americanos.
“É impossível prever quando poderemos reabrir nossos restaurantes na Rússia”, disse o CEO do McDonald’s, Chris Kempczinski, em uma nota enviada por e-mail para toda a empresa hoje (8) e publicada no site da empresa. “Estamos passando por interrupções em nossa cadeia de suprimentos, juntamente com outros impactos operacionais. Também monitoraremos de perto a situação humanitária”.
De seus quase 850 estabelecimentos russos do McDonald’s, 84% são de propriedade da empresa. O restante é operado principalmente pelo franqueado Rosinter Restaurants Holding (ROST.MM) , com sede em Moscou.
Complexidades
Como o McDonald’s possui muitos locais na Rússia, ele tem acesso mais direto ao fechamento das operações. Isso pode não ser tão fácil para outras cadeias de fast-food na Rússia – incluindo Yum Brands Inc (YUM.N) KFC e Pizza Hut, Restaurant Brands International (QSR.TO) Burger King, Subway, Papa John’s International Inc, Starbucks Corp ( SBUX.O) e Domino’s Pizza Inc (DPZ.N) . As localizações russas das empresas são quase inteiramente administradas por operadores independentes e sujeitas a complexos acordos internacionais de franquia.
Por exemplo, o proprietário do Burger King, Restaurant Brands, disse na terça-feira à Reuters que, como o Burger King “é um negócio autônomo de propriedade e operado por franqueados na Rússia”, a empresa tem “acordos legais de longa data que não são facilmente mutáveis no futuro previsível.”
Alguns franqueados de fast-food com filiais na Rússia nem sequer estão sediados na Rússia, como a DP Eurasia (DPEU.L) , com sede na Holanda, que administra os restaurantes Domino’s na Rússia, bem como na Turquia, Azerbaijão e Geórgia.
Relembre a inauguração do primeiro Mc Donald´s na antiga URSS
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