Conar abre representação ética contra Volkswagem por comercial que recriou Elis Regina

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O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) anunciou a abertura de uma representação ética contra a campanha publicitária “VW Brasil 70: O novo veio de novo”, desenvolvida pela Volkswagen do Brasil em parceria com a agência AlmapBBDO. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

A campanha, lançada recentemente, trouxe uma recriação digital da cantora Elis Regina, falecida em 1982, em um dueto com sua filha, Maria Rita, na música “Como Nossos Pais”, de Belchior.

Segundo o Conar, a campanha tem sido alvo de questionamentos éticos por parte dos consumidores, que expressaram preocupações sobre o uso de ferramentas tecnológicas e Inteligência Artificial (IA) para ressuscitar digitalmente pessoas falecidas.

Além disso, há receios de que a linha entre ficção e realidade possa se tornar confusa, especialmente para crianças e adolescentes.

O Conar assegura que a identidade dos denunciantes será protegida de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.
O órgão recebeu uma denúncia encaminhada por um advogado, que argumentou que a campanha gera desconforto emocional ao utilizar a imagem de Elis Regina, levantando dúvidas sobre a autorização da cantora para uso comercial póstumo.

O denunciante também defende a necessidade de um amplo debate na sociedade e de regulamentações específicas por parte das entidades competentes sobre o uso de tecnologias como a Inteligência Artificial e o deepfake, que possibilitaram a recriação do rosto e dos movimentos de Elis Regina com a ajuda de uma atriz.

Além das questões éticas, a representação ao Conar questiona a representação de Maria Rita e Elis dirigindo de forma distraída ao volante, o que potencialmente viola as normas do Código do Conar que proíbem sugestões de comportamentos inseguros no trânsito.

O Conar tem um prazo de até 45 dias para avaliar e tomar uma decisão sobre as representações recebidas. O Estadão entrou em contato com a assessoria de imprensa da Volkswagen, mas não obteve posicionamento oficial.

A campanha da Volkswagen, com sua duração de aproximadamente dois minutos, tem gerado debates acalorados e opiniões divergentes em relação ao uso da imagem da saudosa cantora Elis Regina e à escolha da música “Como Nossos Pais”, de Belchior. Assista abaixo!


Fonte: Estadão
Foto: divulgação Volkswagen

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