Milhares de pessoas são esperadas neste domingo (8) em Brasília para uma mega manifestação contra Lula e o PT. Segundo reportagem do Estadão, relatórios do próprio governo federal indicam ao menos 100 caravanas chegando à capital federal hoje.
Brasília 08.01.2022 as 10h30 pic.twitter.com/tMUKrLi3ML
— Hércules Santos🇧🇷 (@Herculesss) January 8, 2023
A Esplanada dos Ministérios está fechada desde ontem (7). As vias S1, a partir da Rodoviária, e N1, da altura da L4 Norte ao Teatro Nacional, também foram interditadas para receberem os protestos previstos para hoje (8/). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, “foi necessário fazer o fechamento da Esplanada dos Ministérios para garantia da segurança e atuação das forças de segurança”.
Brasília hoje em grande Manifestação #LulaVaiCair #GovernoCriminoso#LulaNaCadeia #brazilwasstollen #alexandredemoraesnacadeia #CensuraNao #DitaduraDaToga #PovoNasRuas#MovimentoDemocraticoDosPatriotas
— Luis Adriano Silva (@Adriano3Luis) January 8, 2023
As pistas foram interditadas com ajuda do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e devem voltar ao normal após o fim das manifestações, sem horário previsto.
Força Nacional
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou ontem (7) a atuação da Força Nacional para ‘auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio’ em Brasília por conta das manifestações.
“Além de todas as forças federais disponíveis em Brasília, e da atuação constitucional do Governo do Distrito Federal, teremos nos próximos dias o auxílio da Força Nacional. Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia”, escreveu o ministro no Twitter.
Além de todas as forças federais disponíveis em Brasilia, e da atuação constitucional do Governo do Distrito Federal, teremos nos próximos dias o auxílio da Força Nacional. Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 7, 2023