Maduro desembarca em Brasília para encontro com Lula (PT)

direitaonline



Nicolás Maduro chegou ao Brasil na noite deste domingo (28) para um encontro promovido nesta terça (30) com líderes regionais sul-americanos por Lula (PT), que tem a intenção de retomar a Unasul (União das Nações Sul-Americanas).

“Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente”, disse o venezuelano no Twitter.

Com exceção da presidente do Peru, Dina Boluarte, que enfrenta impedimentos constitucionais, todos os 11 presidentes da América do Sul foram confirmados e virão à capital federal.

Os encontros com os líderes vão acontecer no Palácio do Itamaraty, sede da diplomacia brasileira, seguidos de um jantar no Palácio da Alvorada A presença de Maduro promete ser um dos pontos de desconforto da reunião. Assista abaixo!

O encontro entre Lula e Maduro marca a retomada das relações entre Brasil e Venezuela, interrompida durante o governo Bolsonaro. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Lula e Maduro devem avançar no processo de “normalização das relações bilaterais”. Entre os temas em pauta está a reabertura das respectivas embaixadas e de setores consulares.

“Será ocasião, também, para que os presidentes conversem a respeito dos processos de diálogo interno na Venezuela, com vistas à realização das eleições de 2024”, informou o Itamaraty.

A Unasul (União de Nações Sul-americanas) é um bloco que reúne os doze países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O acordo tem como principal objetivo fomentar a ‘integração’ entre os seus países-membros.


Fontes: Agência Brasil; Folha de SP
Foto: reprodução vídeo

Gostou? Compartilhe!
Next Post

A semana em Brasília

O Senado Federal começa, nesta semana, a analisar o projeto de lei complementar do novo ‘arcabouço fiscal’ (PLP 93/2023), aprovado na última quarta-feira (24) pela Câmara dos Deputados. A expectativa do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é que o projeto de lei complementar seja enviado para sanção presidencial no […]