Por orientações médicas, Lula (PT) anunciou hoje (25) que não vai mais viajar para a China neste fim de semana. O adiamento já foi comunicado às autoridades chinesas “com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data”. O petista fez exames na quinta-feira (23) no Hospital Sírio Libanes, em Brasília, onde teve diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A e iniciou tratamento.
Segundo nota assinada pela médica Ana Helena Germoglio, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral. A viagem já havia sido adiada deste sábado para o domingo, mas agora, não tem data para ocorrer.
O petista viajaria amanhã (26) para o país de Xi Jiping. Na comitiva, estariam centenas de empresários, além de governadores, senadores, deputados e ministros. Dois dessa enorme lista de convidados eram os irmãos Wesley e Joésley Batista, da JBS, e alvos da Operação Lava Jato.
Com o cancelamento da ida de Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também não irá ao país asiático neste momento. Da equipe de Haddad, apenas a secretária de Assuntos Internacionais, Tatiana Rosito, havia embarcado e já se encontra no país asiático. Outro ministro que deixará de embarcar é Alexandre Silveira, das Minas e Energia. Entretanto, a viagem dos empresários à China está mantida, segundo a Secretaria de Comunicação do governo (Secom). E veja também: E-mail ‘lulalivre’ era usado por membro do PCC que planejava matar Moro. Clique AQUI para ver.