Lula revelou que atuou para liberar os sequestradores do empresário Abílio Diniz da cadeia em atuação com Renan Calheiros e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A declaração foi feita em visita do petista a Maceió (AL), nessa sexta-feira (17).
O caso relatado por Lula teria acontecido em 1998, quase 10 anos depois do sequestro de Diniz, em 1989. Entre os sequestradores estavam argentinos, chilenos, canadenses e um brasileiro .
“Esses jovens, que tinham argentinos, tinha gente da América Latina, ficaram presos 10 anos”, relatou Lula em evento de pré-campanha em Maceió (AL). “Teve um momento que eu fui conversar com o Fernando Henrique Cardoso porque eles estavam em greve de fome e iam entrar em greve seca [ficar sem comer e beber]”, continuou o petista. “A morte seria certa. Aí então eu fui procurar o ministro da Justiça chamado Renan Calheiros.” Assista abaixo (aguarde o vídeo carregar, se necessário). *No começo de 1999, os estrangeiros ainda presos foram extraditados e o brasileiro, indultado.