Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (30) que não reconhece a vitória de Nicolás Maduro nas eleições da Venezuela, realizadas em 28 de julho. Durante entrevista à Rádio Mais PB, em João Pessoa, Lula também afirmou que não considera que a oposição tenha triunfado no pleito, enfatizando a necessidade de provas para sustentar qualquer reivindicação de vitória.
“Não aceito nem a vitória dele nem da oposição. A oposição fala que ganhou, mas você não tem provas. Estamos exigindo provas. Obviamente que ele [Maduro] tem o direito de não gostar, porque falei que era importante convocar novas eleições”, disse Lula.
O petista criticou a decisão de Maduro de ignorar o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, que é composto por três membros do governo e dois da oposição.
“A Venezuela tinha um colégio nacional eleitoral que tinha três pessoas do governo e duas da oposição. Era esse colégio que tinha que dar o parecer sobre as atas. Acontece que Maduro não ouviu esse colégio e passou direto para a Suprema Corte”, afirmou Lula. Ele ressaltou que não está questionando a legitimidade da Suprema Corte venezuelana, mas acredita que o processo deveria ter passado pelo CNE.
Lula também foi questionado sobre a relação do Brasil com a Nicarágua, que se deteriorou recentemente. No início de agosto, o governo brasileiro decidiu expulsar a embaixadora da Nicarágua, Fulvia Patricia Castro Matus, em retaliação à expulsão do embaixador brasileiro na Nicarágua, Breno de Souza da Costa, pelo regime de Daniel Ortega.
Luiz Inácio relembrou um episódio em que o Papa Francisco pediu sua intervenção para a libertação de um bispo preso na Nicarágua. “Ortega enveredou por um caminho há muito tempo. [Quando] fui a Roma, o papa pediu para eu conversar com Ortega para liberar um bispo que estava preso. Liguei para Ortega, ele inventou 500 mil desculpas para não me atender”, contou Lula. “Então, o que eu fiz? Mandei a embaixadora dele embora também”, concluiu. Assista a seguri.
Maduro que arque com as consequências do gesto dele, diz Lula após embate
🗣️ “A oposição fala que ganhou, ele fala que ganhou, mas você não tem prova. Então, nós estamos exigindo a prova”, reforçou pic.twitter.com/skk1LmRzOj
— UOL Notícias (@UOLNoticias) August 30, 2024