Lula está com pneumonia e adia viagem à China

direitaonline



Lula (PT) adiou o embarque à China após ser diagnosticado com pneumonia. Ontem (23) à noite, Lula passou por exames no Hospital Sírio Libanês em Brasília, após retornar de viagens que fez à Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira (24), o petista permanece na residência oficial do Palácio da Alvorada e as reuniões com ministros que estavam previstas, no Palácio do Planalto, foram canceladas.

O embarque para a China estava previsto para este sábado (25) e, em publicação nas redes sociais, a Presidência confirmou que ele foi adiado para domingo (26).

“O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva está no Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem à noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China.”, escreveu em nota o centro médico que avaliou o chefe do Executivo.

Agenda
O primeiro compromisso de Lula na China seria um encontro com empresários e agentes públicos sobre desenvolvimento sustentável, na segunda-feira (27), em Pequim. Já os principais eventos diplomáticos da viagem estão previstos para terça-feira (28), quando Lula terá reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.

O dia 29 será dedicado a um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a participação de mais de 240 empresários brasileiros.

No dia 30, o petista irá a Xangai, onde visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos Brics (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul). Na ocasião, Dilma Rousseff tomará posse no comando do banco.

Será a primeira viagem de Lula a um país asiático após assumir seu terceiro mandato. Mas a viagem à China é a terceira internacional de Lula após a posse no cargo; o presidente já foi à Argentina e aos Estados Unidos. A previsão do Ministério das Relações Exteriores é que pelo menos 20 acordos comerciais serão assinados durante a visita.

Wesley e Joesley Batista
Uma comitiva com cerca de 100 empresários do agronegócio acompanhará o petista na viagem ao país de Xi Jiping. Entre eles, os irmãos Wesley e Joesley Batista, da JBS.

Em 2017, os irmãos Batista fecharam acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato. De acordo com depoimento de Joesley Batista, durante a delação premiada, o frigorífico JBS exercia influência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante a gestão petista.

O empresário contou que pagava como propina uma taxa de 4% do valor de cada contrato aprovado no BNDES, assim como dos aportes financeiros feitos por meio da BNDESpar, o braço do banco que investe em participações de empresas e é acionista da JBS.

Naquele mesmo ano, os irmãos também foram indiciados pela Polícia Federal (PF) pelos crimes de manipulação de mercado e uso indevido de informação privilegiada, com o agravante de abuso de poder de controle e administração. O indiciamento de Joesley ocorreu em razão da venda de ações da JBS S/A pela FB Participações. Wesley foi indiciado como partícipe no crime de uso indevido de informação privilegiada praticado pelo irmão.

Os irmãos JBS chegaram a ser presos em 2017 preventivamente por conta dessa investigação sobre ‘manipulação de mercado’. Entretanto, em fevereiro de 2018 a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu conceder liberdade aos batistas da JBS. A cadeia foi convertida em ‘medidas cautelares’.


Fonte e foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Dilma terá salário de até R$ 300 mil como presidente do banco dos Brics

Dilma Rousseff receberá um salário ‘nada mal’ como presidente do banco dos Brics, cargo que ela conseguiu após pressão feita pelo governo Lula junto aos demais países do bloco econômico. Ela foi eleita nesta sexta-feira (24) para comandar o NBD (Novo Banco do Desenvolvimento) e terá salário mensal médio de […]