Lula (PT) acusou os países-membros do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) de serem grandes ‘maiores participantes de guerra’. A fala aconteceu em entrevista coletiva após depois de encontro nesta quarta-feira (26) com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, em Madri.
O Conselho é composto por 15 membros, sendo cinco permanentes com poder de veto: os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia (Estado sucessor da União Soviética) e a República Popular da China. Os demais dez membros são eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de dois anos.
“Nós vivemos num mundo em que o Conselho de Segurança da ONU, os membros permanentes, todos eles são os maiores produtores de armas do mundo, são os maiores vendedores de armas do mundo e são os maiores participantes de guerra do mundo”, disse o petista. Ele disse que o Conselho de Segurança não impediu a invasão do Iraque pelos Estados Unidos em 2003 e propôs rever a composição do organismo. E veja também: Na Espanha, Lula mais uma vez não entende pergunta sobre a Ucrânia. Clique AQUI para ver.
Não é possível 🙆🏻♀️
Agora esse senhor está atacando a ONU!!!pic.twitter.com/tOMb3S3tBK
— Elisa Brom (@brom_elisa) April 26, 2023