Lula pede fim da ‘judicialização’ da política, exatamente o que fez oposição contra Bolsonaro

direitaonline



Nessa sexta-feira (27), Lula pediu aos líderes de partidos da base aliada do governo para que deixem de “judicializar a política”. O petista quer que os aliados não acionem o STF quando as leis aprovadas ou rejeitas pela Câmara e pelo Senado desagradem o Palácio do Planalto.

Entretanto, essa foi justamente a prática adotada pelo partido e por partidos de esquerda contra o Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na mensagem aos líderes, Lula assumiu que seu partido e aliados têm “culpa por tanta judicialização”.

Lula falou aos líderes na abertura da reunião com os 27 governadores. “Eu tenho pedido aos meus colegas líderes do partido que é preciso parar de judicializar a política. Nós temos culpa de tanta judicialização. A gente perde uma coisa no Congresso Nacional e, ao invés de a gente aceitar a regra do jogo democrático de que a maioria vence e a minoria cumpre aquilo que foi aprovado, a gente recorre a uma outra instância para ver se a gente consegue ganhar”, disse Lula.

Para se ter uma ideia de quanto a bancada de esquerda recorreu a esse método, um levantamento feito pelo Estadão mostrou que, somente nos seis primeiros meses do governo Bolsonaro, os partidos da então oposição apresentaram 27 ações ao STF contra atos do governo.

Além dos governadores, estavam no encontro os líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT), no Senado, Jacques Wagner (PT), e no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede), sem dúvida um dos senadores que mais recorreu ao STF para derrubar medidas do governo Bolsonaro.

“É preciso parar com esse método de fazer política porque isso efetivamente faz com que o Poder Judiciário adentrar o Poder Legislativo e fique legislando no lugar do Congresso Nacional”, afirmou Lula. Assista abaixo!

 

E veja também: Banco Central deve manter taxa de juros mesmo após críticas de Lula. Clique AQUI para ver.


Fonte: Estadão
Foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Estadão: “Ministro de Lula usou ‘orçamento secreto’ para beneficiar a própria fazenda no Maranhão”

Lembra do tal ‘orçamento secreto’? Pois então. O ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho, direcionou R$ 5 milhões da modalidade para asfaltar uma estrada de terra que passa em frente à sua fazenda, em Vitorino Freire (MA). A propriedade também abriga uma pista de pouso para seu avião […]