Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia nesta semana uma viagem internacional que inclui paradas na Rússia e na China, acompanhado por integrantes do alto escalão do governo. A comitiva, já parcialmente definida, contará com a presença de ministros e lideranças do Congresso Nacional.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), estará ao lado de Lula nas duas etapas da missão. Entre os ministros confirmados para o giro completo estão Alexandre Silveira, titular de Minas e Energia, e Luciana Santos, responsável pela pasta de Ciência e Tecnologia, conforme reportagem do Poder360.
Outras autoridades integrarão apenas parte da comitiva. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, viaja exclusivamente à China e será a principal representante da área econômica do governo na missão. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não deve participar da agenda no exterior.
Enquanto isso, Janja da Silva já se encontra em solo russo, tendo partido com antecedência de quatro dias para compromissos junto à comunidade brasileira no país, segundo informou sua assessoria.
O embarque de Lula para Moscou está marcado para a noite desta terça-feira (6). A agenda prevê a participação nas celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória. O convite partiu do presidente russo Vladimir Putin, com quem Lula também deve manter reuniões bilaterais durante a passagem pela capital russa. E mais: Galvão revela que CBF negocia amistoso com a Rússia. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: Poder360)
Nomes que integram a comitiva de Lula
(A lista oficial ainda não foi divulgada)
Davi Alcolumbre – presidente do Senado
José Guimarães – líder do Governo na Câmara
Mauro Vieira – ministro das Relações Exteriores
Alexandre Silveira – ministro de Minas e Energia
Paulo Teixeira – ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
Luciana Santos – ministra da Ciência e Tecnologia
Simone Tebet – ministra do Planejamento e Orçamento
Janja – primeira-dama