Lula deve demitir Ministra da Saúde, revela jornal

direitaonline



Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou a aliados que realizará uma troca no comando do Ministério da Saúde como parte de uma reforma ministerial em andamento no governo.

A informação, divulgada pela Folha de S.Paulo, revela um movimento para ajustar a gestão da pasta, que vem enfrentando críticas de parlamentares, integrantes do Palácio do Planalto e do próprio chefe do Executivo, insatisfeito com a ausência de avanços mais expressivos na área.



A atual titular, Nísia Trindade, será substituída, e o nome mais cotado para assumir é Alexandre Padilha, atual ministro da Secretaria de Relações Institucionais e ex-titular da Saúde no governo Dilma Rousseff (PT).

Segundo interlocutores de Lula no meio político e da saúde, o presidente já expressou frustração com o desempenho de Nísia, cuja gestão, ao longo de dois anos, acumulou desgastes com crises sanitárias, pressões do centrão por mais influência no orçamento e dificuldades em emplacar uma marca forte, apesar de ter ingressado com um perfil técnico e recebido defesas públicas de Lula no passado.



Nas discussões sobre a substituição, o presidente manifestou preferência pessoal por Arthur Chioro, outro ex-ministro da Saúde, mas reconheceu que a escolha de Padilha atenderia melhor a “questões políticas” e à sintonia com a equipe atual.

Chioro conta com o respaldo do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e tem se movimentado nos bastidores para entrar no governo, mas sua bem-sucedida gestão na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é vista como um motivo para mantê-lo onde está.



Em entrevista ao jornal O Globo na quinta-feira (20), Nísia reagiu às especulações: “Eu não fico acuada com especulações. Estive com o presidente ontem e não recebi nenhum tipo de indicação [de demissão].” Ela atribuiu os rumores a uma “batalha na comunicação” desde o início do governo.

O Ministério da Saúde, por sua vez, emitiu nota defendendo o trabalho da ministra e reafirmando seu compromisso com o SUS.



“A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforça que a atual gestão, sob o comando do presidente Lula, está cumprindo o compromisso de reestruturar o SUS e cuidar da saúde da população, com resultados concretos”, declarou o comunicado, destacando que Nísia segue cumprindo sua agenda oficial enquanto a reforma ministerial é planejada. E mais: Veja momento em que Mauro Cid começa a passar mal ao ouvir anuncio de nova prisão. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Moraes pode derrubar Rumble hoje no Brasil; empresa processa ministro nos EUA

Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu prazo de 48 horas para que a plataforma Rumble indique um representante legal no Brasil. O prazo termina hoje (21). A decisão foi tomada em razão da manutenção na plataforma de um canal de Allan dos Santos, que está nos EUA, […]