O deputado federal Kim Kataguiri protagonizou uma cena inusitada, nesta quarta-feira (13), em seu discurso na Câmara dos Deputados. Para criticar a proposta do governo federal da PEC da Emergência Social, ele levou uma cenoura. Na verdade, duas cenouras.
“Essa cenourinha aqui, quem adquiriu essa cenoura no ano passado teve uma valorização de 178%. Tudo bem? De que adianta reajustar em 33% o Auxílio, se a inflação está em 178%. O que adianta imprimir mais dinheiro, fazer mais dívida? Se a inflação está em 178%, o item básico. Quem comprou essa cenoura no ano passado está com essa cenourona aqui hoje.”
A comparação feita pelo parlamentar era uma crítica ao aumento do Auxílio Brasil, proposto pelo governo Bolsonaro por meio da PEC da Emergência Social. O texto aumenta de R$ 400 para R$ 600 o benefício até o fim de 2022, entre outros socorros à população mais vulnerável à inflação, causada pela pandemia e guerra.
“É um absoluto escárnio com a população a inflação do tomate em 100%, a inflação do chuchu em 70%, e um reajuste em 30%, com dinheiro da própria população. Não é favor, não. O presidente da República não está tirando do próprio bolso, fazendo doação. É dinheiro público, do pagador de impostos. E essa cenoura aqui está entrando diretamente no orifício metafísico orçamentário financeiro da União”, disse Kataguiri. Assista abaixo trecho do discurso!